Parcerias de Convergência Escolar

Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas da Região Centro

Comissão e Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

dezembro de 2018

Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2018

___

Descrição da iniciativa:

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove, em estreita articulação com as Comunidades Intermunicipais (CIM), o Concurso Regional de Ideias de Negócios nas Escolas. Este concurso é direcionado a alunos do ensino básico, secundário e profissional que venceram o concurso da CIM, sendo assim o culminar de um conjunto de concursos, em cadeia. Primeiro, realiza-se o concurso municipal, em segundo, o intermunicipal e, por último, a final da Região Centro. Cada CIM, dinamiza os seus concursos municipais e intermunicipais, onde selecionou a ideia de negócio a apresentar neste concurso regional. A final regional pretende ser um momento marcante com a atribuição do título “Aluno Empreendedor da Região Centro” e visa a divulgação, estímulo e implementação da cultura empreendedora junto da comunidade escolar da Região Centro. Para a concretização destes objetivos, o formato do evento conta ainda com o testemunho de um jovem empreendedor e com o papel positivo e de estímulo do júri constituído em cada edição.


Objetivo:

O Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades em que se inserem. As práticas empreendedoras pressupõem uma evidente preocupação com o desenvolvimento regional e local. Para além disso, pretende-se que este concurso seja, em si mesmo, uma medida de promoção do sucesso escolar envolvendo a comunidade escolar e fomentando o interesse dos alunos pela aprendizagem.

Tendo noção da necessidade de adotar medidas concretas de promoção do interesse e sucesso escolar bem como do envolvimento dos alunos em projetos concretos, a solução encontrada, em 2014, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em estreita articulação com as Comunidades Intermunicipais da Região Centro, foi o lançamento deste Concurso com uma periodicidade anual.

Assim, durante o ano letivo, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promovem ações de sensibilização para o empreendedorismo e para o desenvolvimento de negócio, junto da população escolar, com o prestigioso acompanhamento dos respetivos professores. As ações ao nível de escola culminam na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, realizados pelas CIM.

A candidatura de cada CIM ao concurso regional promovido pela CCDRC é formalizada através do preenchimento de um formulário, onde constam a designação da ideia de negócio, o seu resumo, a indicação do material necessário à sua apresentação e elementos identificativos da CIM, dos alunos autores da ideia e dos professores responsáveis. De acordo com o Regulamento, há lugar a uma apresentação das ideias de negócio que é efetuada perante o júri designado pela CCDRC. As interpelações do júri são efetuadas no final de cada apresentação.

A presença do júri visa uma abordagem positiva e de reforço da importância de concorrerem e no estímulo do empreendedorismo. O júri, composto por representantes de entidades públicas e privadas regionais, com reconhecido mérito na área empresarial e promoção do empreendedorismo na Região, terá em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacte para o território, a estruturação e o desenvolvimento de cada ideia de negócio apresentada.

Destinatários:
População escolar dos níveis de ensino básico, secundário e profissional da Região Centro

Duração do projeto:
Concurso anual que se realizou pela primeira vez em 2014.

Justificação da proposta a boa prática:
Tendo em conta os objetivos desta iniciativa, considera-se que este concurso é uma medida de promoção do sucesso escolar através do seu compromisso com o ensino e com a valorização da aprendizagem.

A iniciativa pode ser uma fonte de inspiração, que pode ser replicada em outros contextos regionais, nacionais e europeus e que contribui para o fomento do envolvimento municipal, intermunicipal e regional de diversos atores em prol deste objetivo comum. Pretende estimular a aprendizagem com base nas ideias de negócio entre os mais jovens, a uma escala regional.

Com a realização da iniciativa, até ao momento, destacamos:
• A participação de várias escolas básicas, secundárias e profissionais, dos 100 municípios da Região Centro;
• Nas cinco edições já realizadas, foram apresentadas 33 ideias de negócio, envolvendo mais de 100 alunos e de 50 professores. Foram premiadas 15 ideias de negócio;
• A participação de cerca de 600 pessoas nos cinco eventos já realizados;
• A melhoria das relações com os intervenientes locais, através do envolvimento de um número significativo de parceiros (ensino, investigação, administração pública, comunidades intermunicipais, empresas, cooperativa, artes, …). Os intervenientes pertencentes ao ecossistema do ensino e do empreendedorismo da região, participaram na realização do evento, na avaliação das ideias a concurso e na entrega de prémios. O seu envolvimento trouxe benefícios para o estímulo à aprendizagem e ao empreendedorismo;
• O envolvimento de membros do governo na entrega dos prémios e no encerramento do evento: Secretário de Estado da Administração Local (2014); Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional (2015); Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2018).
• A publicação de mais de 100 notícias nos órgãos de comunicação social de âmbito nacional, regional e local.

Links:
Edição de 2018: https://www.flickr.com/photos/ccdrc/albums/72157697874353975
Edição de 2017: https://www.flickr.com/photos/ccdrc/albums/72157685007081225
Edição de 2016: https://www.flickr.com/photos/ccdrc/albums/72157670487840435
Edição de 2015: https://www.flickr.com/photos/ccdrc/albums/72157654885154569
Edição de 2014: https://www.flickr.com/photos/ccdrc/albums/72157648713565759

Educação no Município de Sesimbra

PMA-CEAG XXI - Prática de sucesso baseada em abordagens curriculares abertas e enriquecidas

Diário do Sul TV | novembro de 2015

Revista do CEFOPNA

Revista PROFFORMA nº 21 | fevereiro de 2018

Clique aqui para visualizar.

Newsletter

AE de Póvoa de Santa Iria | janeiro de 2018

Clique aqui para visualizar.