Estudos

PROVAS FINAIS E EXAMES NACIONAIS - PRINCIPAIS INDICADORES - Ensino Básico e Secundário - 2017

O presente relatório apresenta alguns dos principais indicadores estatísticos sobre resultados escolares obtidos nas provas finais e exames nacionais realizados nas escolas portuguesas em 2017. Os dados apresentados refletem o desempenho escolar dos alunos matriculados nas modalidades de ensino que preveem a realização daquelas provas de avaliação externa, designadamente:

  • Alunos do 9.º ano de escolaridade do ensino básico geral e do ensino básico artístico especializado;
  • Alunos do ensino secundário científico-humanístico.

Clique aqui para mais informações.

Estado da Educação 2016 - Relatório do CNE

Apresenta-se o relatório Estado da Educação 2016, publicado pelo Conselho Nacional de Educação. Clique aqui para mais informações.

PIRLS - Resultados 2016

Apresenta-se o relatório dos resultados dos alunos portugueses no PIRLS - estudo de avaliação da literacia de leitura (também realizado online). Clique aqui para mais informações.

PISA - Relatório 2015

Apresenta-se o relatório dos resultados dos alunos portugueses no PISA - estudo internacional de avaliação dos alunos. O Programme for International Student Assessment (PISA), desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), visa avaliar se os alunos de 15 anos, idade em que, na maior parte dos países participantes, os alunos se encontram no final da escolaridade obrigatória, estão bem preparados para enfrentarem os desafios da vida quotidiana. Clique aqui para mais informações.

 

TIMMS e TIMMS Advanced - Relatório 2015

Disponibiliza-se o relatório dos resultados dos alunos portugueses no TIMMS (Trends in International Mathematics and Science Study) que avalia a literacia em matemática e em ciências de alunos do 4.º ano e 8º ano de escolaridade e no TIMMS Advanced que avalia conhecimentos e competências em matemática e física de alunos a frequentar o ano terminal do ensino secundário em cursos que dão acesso a carreiras nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática. Clique aqui para mais informações sobre o TIMMS.