Conferências Temáticas PNPSE (ACD)

ACD.PNPSE "Conferências Temáticas PNPSE"

No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), os planos de
ação estratégica (PAE), quer ao nível das áreas de incidência, quer relativamente às
respetivas necessidades de formação, refletem fortemente as preocupações de relevância
pedagógica sugeridas e as necessidades de formação acompanham essa mesma linha de
orientação. Com efeito, no âmbito das necessidades de formação contínua explicitadas,
manifestam-se três grandes domínios que tendem a atravessar os planos de ação
estratégica das escolas: metodológico-didático, organizacional-pedagógico, cívico-social. O
primeiro dos domínios, do qual, de algum modo, os restantes são subsidiários, inclui a
vertente das metodologias e didáticas na docência, a vertente da gestão curricular, trabalho
colaborativo e avaliação das aprendizagens e a vertente da diferenciação e inovação
pedagógicas. Da primeira vertente emergem com grande destaque áreas curriculares da
Leitura e Escrita/Português, Matemática, Ensino Experimental das Ciências; a segunda
vertente, congrega uma forte incidência de manifestações de necessidades de formação em
estratégias de trabalho colaborativo e articulação horizontal e vertical, monitorização e
avaliação das aprendizagens, supervisão pedagógica e intervisão e gestão flexível do
currículo; a terceira vertente, revela também uma forte incidência em necessidades de
formação em estratégias de diferenciação e inovação pedagógicas, quer apoiadas em
ambientes tecnológicos, quer alinhadas com as mesmas áreas curriculares da vertente
metodológico-didática.
As ações de curta duração promovidas pelo PNPSE, intituladas “Conferências temáticas
PNPSE”, focam-se no primeiro dos domínios referidos. Estão pensadas para serem
dinamizadas pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) enquanto
promotores e mobilizadores da formação contínua docente. Estas ações focam-se nos PAE
implementados em cada AE/ENA e nas necessidades de formação contínua
contextualizada aí referidas. Pretende-se que estas ACD funcionem como ações cirúrgicas
e estratégicas de apoio à implementação das medidas dos PAE apresentados pelos
AE/ENA, associados aos diferentes CFAE, tendo como objetivo a melhoria do trabalho
curricular e pedagógico das didáticas específicas, nas quais se focam e a pretendida
melhoria do sucesso escolar.

Temáticas das ACD.PNPSE

  • Ensino por investigação na aprendizagem das ciências no século XXI?
  • Ensinar Matemática no século XXI - como promover percursos de sucesso?
  • Diferenciação psicopedagógica: treino de competências para crianças com problemas de insucesso escolar.
  • Ensinar a ler e a escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso?
  • Criar condições de sucesso para aprender a ler e a escrever.
  • A descoberta da leitura e da escrita nos primeiros anos

 

Para saber mais contacte-nos através do email pnpse@pnpse.min-educ.pt

 

Avaliação das ACD.PNPSE 2016/2017

- Para aceder ao questionário de avaliação respetivo clique aqui.

 

 


 

Questionário sobre ações de formação realizadas em 2016/17

- Para aceder ao questionário de avaliação clique aqui.

Avaliação das ACD.PNPSE 2017/2018

- Para aceder ao questionário de avaliação respetivo clique aqui.