Leitura, escrita e comunicação

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

A brincar e a ler vamos aprender

AE de Valadares, Vila Nova de Gaia| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "A brincar e a ler vamos aprender"
  • Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento:   as histórias, as atividades de linguagem, de fala, de audição, de consciência fonológica são partilhadas num documento em formato digital onde se destaca o trabalho de literacia realizado nas últimas semanas nos jardins de infância. Dedicam-se às famílias propostas de diálogo e atividades relacionadas com o tópico a ser trabalhado, assim como sugestões de leitura.
    As newsletters são divulgadas quinzenalmente ou mensalmente aos encarregados de educação bem como a toda a comunidade educativa através de cada educadora a partir da página do agrupamento.

Criado com o Padlet

 

Rastreio das Competências de Linguagem e Fala

AE D. João II, Caldas da Rainha | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Aprender a aprender"
  • Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento:   para diminuir os níveis de insucesso escolar decorrentes de situações de dificuldades de linguagem e consequentemente da aprendizagem da leitura e da escrita fez-se o rastreio das competências linguísticas e de fala às crianças que frequentam o pré-escolar com idade igual ou superior a 5 anos e , assim melhorar as competências prévias ao ensino formal. Da análise dos resultados foi dado conhecimento aos encarregados de educação e docentes com o objetivo de futuras intervenções.

 

Sou Capaz e Quero Aprender

AE Fernão do Pó, Bombarral | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Sou Capaz e Quero Aprender"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento:  esta partilha  descreve uma ação de sensibilização para pais e educadores, com diferentes temáticas enquadradas na terapia da fala que são pertinentes no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar com o objetivo da sua integração no 1º ano de escolaridade. Depois de explicada a ação da terapeuta, foram trabalhadas alguma estratégias de diagnóstico, de estimulação e promoção do desenvolvimento da linguagem para empoderamentro dos pais e educadores.

 

Promoção da Literacia Emergente e Fluência Leitora

AE de Pinhal de Frades, Seixal | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Passaporte para o Sucesso"
  • Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: no desenvolvimento de competência pré-leitoras e leitoras realizam-se as seguintes atividades: "Promoção da Literacia Emergente", que trabalha a manipulação de sílabas, rimas, e escrita inventada no pré-escolar; "Promoção da Fluência Leitora" através da leitura de textos, reconto e autoavaliação da leitura desenvolve competências no âmbito da aprendizagem do Português no 1º ciclo.