Leitura, escrita e comunicação

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

G’IDEIA pela ARTE

AE de Alvaiázere | agosto de 2021

  • Designação da medida: "G’IDEIA pela ARTE"
  • Destinatários: alunos do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: aferição das competências de leitura e escrita e da dimensão motivacional dos alunos de 2º ano e dinamização de um ginásio baseado nos pressupostos do Projeto IDEA.  Numa fase inicial, foi feito um rastreio de aferição das competências de leitura e escrita a 33 alunos do 2º ano das duas escolas básicas do agrupamento. Posteriormente, 15 destes alunos integraram o G’IDEIA pela Arte que ocorreu em sessões semanais com 45 minutos de duração. O rastreio de aferição das competências de leitura e escrita realizado após a intervenção corrobora o que se foi verificando informalmente ao longo das sessões, pondo em evidência que esta medida contribuiu para uma grande evolução ao nível das competências de leitura e escrita dos 15 alunos diretamente intervencionados, bem como para a melhoria da motivação e interesse por estas mesmas áreas, contribuindo para que houvesse 100% de sucesso escolar no final do ano letivo. Ao longo das 22 sessões foram desenvolvidas diversas atividades que tiveram sempre como objetivo último o treino da leitura e/ou escrita, mas que permitiram também trabalhar algumas competências sociais e emocionais e promover o envolvimento dos pais e encarregados de educação na aprendizagem dos seus educandos, fomentando desta forma a relação escola-meio. 

 

Caderneta de cromos: das palavras às letras

AE Dr. Hernâni Cidade, Redondo | março de 2021

  • Designação da medida: "A direito por linhas tortas"
  • Destinatários: alunos do 1º e 2º anos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento: semanalmente são realizadas atividades de consciência fonológica para todos os alunos da turma de 1º e 2º ano da Escola Básica de Montoito cujas dificuldades de linguagem e na aprendizagem da leitura e da escrita se observam em 8 dos 12 alunos. As sessões são dinamizadas pela Terapeuta da Fala e outras pela Professora titular de turma com a colaboração da técnica nas propostas de atividades. No final os alunos serão reavaliados. Em cada sessão são realizadas diversas atividades de consciência fonológica, bem a sua relação com a escrita. As atividades têm caráter lúdico e interativo usando-se como recurso uma caderneta de cromos. Para além da prática direta com alunos pretende-se expandir este projeto à educação pré-escolar, articulando o trabalho com a professora, a EMAEI e a Equipa Local de Intervenção.

Oficina "A Horta dos Sons"

AE de Barcelos | março de 2021

  • Designação da medida: "Mais Comunicação, Mais Aprendizagem"
  • Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar e aluno do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento: o desenvolvimento de um programa de prevenção e intervenção em terapia da fala junto dos alunos do pré-escolar, nomeadamente através do rastreio, da intervenção e desenvolvimento de competências linguísticas. Exploram-se fonemas em sessões síncronas com grupos de crianças. O trabalho é articulado entre a terapeuta da fala e as educadoras, partilham-se estratégias de melhor funcionamento, participação e aprendizagem da criança.

 

Programa de treino relativo à consciência fonológica na Educação Pré-Escolar

AE Pedro Jacques de Magalhães, Vila Franca de Xira | março de 2021

  • Designação da medida: "INTERVIR+"
  • Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento: este projeto tem como objetivo central um melhor domínio da linguagem oral nas crianças do pré-escolar de modo a promover o sucesso da aquisição da leitura e da escrita. Neste sentido, e uma vez que a aprendizagem da leitura e da escrita exige que as crianças desenvolvam conceitos sobre o código escrito enquanto um sistema que representa unidades da linguagem oral torna-se fundamental potenciar a sua capacidade metafonológica.
    Quinzenalmente são realizadas sessões de grupo dentro das salas de aulas com periodicidade quinzenal com duração de 30 minutos. Ao longo do decorrer do projeto o objetivo é proporcionar autonomia às Educadoras, sendo realizadas, sempre que necessário, reuniões e ações de sensibilização específicas nas áreas trabalhadas e nas áreas de interesse/ necessidades das mesmas. Alem disso, será sempre feita articulação com as educadoras das áreas trabalhadas em cada sessão e dadas sugestões de atividades para continuidade do trabalho. A avaliação da a eficácia do projeto e a identificação de possíveis futuras perturbações da Leitura e da Escrita pretende-se realizar um questionário e reunir no final do ano letivo com todas as Educadoras para identificar as dificuldades sentidas e identificar as crianças com mais dificuldade nesta área.
     

A brincar e a ler vamos aprender

AE de Valadares, Vila Nova de Gaia| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "A brincar e a ler vamos aprender"
  • Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento:   as histórias, as atividades de linguagem, de fala, de audição, de consciência fonológica são partilhadas num documento em formato digital onde se destaca o trabalho de literacia realizado nas últimas semanas nos jardins de infância. Dedicam-se às famílias propostas de diálogo e atividades relacionadas com o tópico a ser trabalhado, assim como sugestões de leitura.
    As newsletters são divulgadas quinzenalmente ou mensalmente aos encarregados de educação bem como a toda a comunidade educativa através de cada educadora a partir da página do agrupamento.

Criado com o Padlet

 

Rastreio das Competências de Linguagem e Fala

AE D. João II, Caldas da Rainha | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Aprender a aprender"
  • Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento:   para diminuir os níveis de insucesso escolar decorrentes de situações de dificuldades de linguagem e consequentemente da aprendizagem da leitura e da escrita fez-se o rastreio das competências linguísticas e de fala às crianças que frequentam o pré-escolar com idade igual ou superior a 5 anos e , assim melhorar as competências prévias ao ensino formal. Da análise dos resultados foi dado conhecimento aos encarregados de educação e docentes com o objetivo de futuras intervenções.

 

Sou Capaz e Quero Aprender

AE Fernão do Pó, Bombarral | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Sou Capaz e Quero Aprender"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento:  esta partilha  descreve uma ação de sensibilização para pais e educadores, com diferentes temáticas enquadradas na terapia da fala que são pertinentes no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar com o objetivo da sua integração no 1º ano de escolaridade. Depois de explicada a ação da terapeuta, foram trabalhadas alguma estratégias de diagnóstico, de estimulação e promoção do desenvolvimento da linguagem para empoderamentro dos pais e educadores.

 

Promoção da Literacia Emergente e Fluência Leitora

AE de Pinhal de Frades, Seixal | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Passaporte para o Sucesso"
  • Destinatários: crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: no desenvolvimento de competência pré-leitoras e leitoras realizam-se as seguintes atividades: "Promoção da Literacia Emergente", que trabalha a manipulação de sílabas, rimas, e escrita inventada no pré-escolar; "Promoção da Fluência Leitora" através da leitura de textos, reconto e autoavaliação da leitura desenvolve competências no âmbito da aprendizagem do Português no 1º ciclo.