Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

 

PRÁTICAS E TESTEMUNHOS NO ÂMBITO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO (PDPSC) 

As dinâmicas de promoção de sucesso escolar referem-se a exemplos de medidas de promoção do sucesso implementadas por escolas no âmbito dos seus planos de desenvolvimento, pessoal, social e comunitário, elaboradas e partilhadas sob diversos formatos de média. Podem ser consultadas por categoria aqui.

 


 

PDPSC 2021-2023

 

  • Plataforma PDPSC 21-23 - Planos e respetiva monitorização.
  • EDITAL - Abertura de candidatura à apresentação de planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos e do Plano 21|23 Escola+.
  • FAQ acerca da candidatura e continuação do PDPSC para o ano letivo 2021/2022.
  • Exemplos de medidas de desenvolvimento pessoal, social e comunitário.
  • Exemplo de perfis de técnicos especializados por foco de medidas de desenvolvimento pessoal, social e comunitário.

 


 

PDPSC 2020/2021

  • EDITAL - Abertura de candidatura à apresentação de planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos (por despacho do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, de 31de julho de 2020).

 
 

 


 

EDUCAÇÃO VIABILIZA CONTRATAÇÃO DE 900 TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA APOIO ÀS ESCOLAS

O Ministério da Educação aprovou 664 candidaturas de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, viabilizando a contratação de 900 técnicos especializados para apoio ao desenvolvimento destas iniciativas.

Os Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário enquadram-se nas medidas de apoio ao acompanhamento dos alunos no regresso às aulas presenciais, visando o acolhimento dos alunos, o reforço das suas aprendizagens, a dinamização de atividades promotoras de bem-estar psicológico, o fomento de competências sociais e a interação com a comunidade.

Estas candidaturas foram avaliadas pela Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, tendo sido apresentadas medidas de âmbito bastante diverso, incluindo intervenção comunitária, adesão a projetos que visam a erradicação do bullying, promoção de competências socioemocionais, desenvolvimento de confiança e gosto pela escola através da arte, entre muitas outras (em anexo, alguns exemplos de medidas aprovadas).

Desta multiplicidade de medidas, resulta a atribuição às escolas da capacidade de contratação de técnicos de áreas de especialidade diferentes: psicólogos educacionais e sociais (que representam a maioria das propostas apresentadas), mediadores sociais, assistentes sociais, terapeutas da fala, educadores sociais, mediadores, artistas residentes, técnicos de informática, terapeutas ocupacionais ou animadores socioculturais.

Privilegia-se, assim, a abordagem multidisciplinar e comunitária que permite uma intervenção educativa de apoio à criação de condições pessoais e sociais para o regresso saudável à escola.

O Ministério da Educação reconhece às escolas a enorme capacidade de criação e desenvolvimento destes planos.

Fonte: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=educacao-viabiliza-contratacao-de-900-tecnicos-especializados-para-apoio-as-escolas