PDPSC 2023-2024
- Plataforma PNPSE-PDPSC onde estão submetidos os planos.
- NOVO - EDITAL - Planos de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário, julho 2023.
- NOVO - Resolução do Conselho de Ministros n.º 80-B/2023 de 18 de julho - Aprova o plano 23/24 Escola+, Plano de recuperação de aprendizagens e prorroga o mandato da Estrutura de Missão para a Promoção do Sucesso Escolar.
PDPSC 2021-2023
- - NOVO - 2º Relatório intermédio 21/22, dezembro 2022.
- - Relatório intermédio 2021/22, junho 2022.
PDPSC 2020/2021
- EDITAL - Abertura de candidatura à apresentação de planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos (por despacho do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, de 31de julho de 2020).
- Plataforma PNPSE-PDPSC onde estão submetidos os planos e a monitorização.
- Exemplos de medidas de desenvolvimento pessoal, social e comunitário.
- Exemplo de perfis de técnicos especializados por foco de medidas de desenvolvimento pessoal, social e comunitário
- Newsletter PDPSC 2020/2021.
- Relatório intermédio PDPSC 2020/2021.
EDUCAÇÃO VIABILIZA CONTRATAÇÃO DE 900 TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA APOIO ÀS ESCOLAS
O Ministério da Educação aprovou 664 candidaturas de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, viabilizando a contratação de 900 técnicos especializados para apoio ao desenvolvimento destas iniciativas.
Os Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário enquadram-se nas medidas de apoio ao acompanhamento dos alunos no regresso às aulas presenciais, visando o acolhimento dos alunos, o reforço das suas aprendizagens, a dinamização de atividades promotoras de bem-estar psicológico, o fomento de competências sociais e a interação com a comunidade.
Estas candidaturas foram avaliadas pela Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, tendo sido apresentadas medidas de âmbito bastante diverso, incluindo intervenção comunitária, adesão a projetos que visam a erradicação do bullying, promoção de competências socioemocionais, desenvolvimento de confiança e gosto pela escola através da arte, entre muitas outras (em anexo, alguns exemplos de medidas aprovadas).
Desta multiplicidade de medidas, resulta a atribuição às escolas da capacidade de contratação de técnicos de áreas de especialidade diferentes: psicólogos educacionais e sociais (que representam a maioria das propostas apresentadas), mediadores sociais, assistentes sociais, terapeutas da fala, educadores sociais, mediadores, artistas residentes, técnicos de informática, terapeutas ocupacionais ou animadores socioculturais.
Privilegia-se, assim, a abordagem multidisciplinar e comunitária que permite uma intervenção educativa de apoio à criação de condições pessoais e sociais para o regresso saudável à escola.
O Ministério da Educação reconhece às escolas a enorme capacidade de criação e desenvolvimento destes planos.