Planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário

EDUCAÇÃO VIABILIZA CONTRATAÇÃO DE 900 TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA APOIO ÀS ESCOLAS

O Ministério da Educação aprovou 664 candidaturas de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, viabilizando a contratação de 900 técnicos especializados para apoio ao desenvolvimento destas iniciativas.

Os Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário enquadram-se nas medidas de apoio ao acompanhamento dos alunos no regresso às aulas presenciais, visando o acolhimento dos alunos, o reforço das suas aprendizagens, a dinamização de atividades promotoras de bem-estar psicológico, o fomento de competências sociais e a interação com a comunidade.

Estas candidaturas foram avaliadas pela Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, tendo sido apresentadas medidas de âmbito bastante diverso, incluindo intervenção comunitária, adesão a projetos que visam a erradicação do bullying, promoção de competências socioemocionais, desenvolvimento de confiança e gosto pela escola através da arte, entre muitas outras (em anexo, alguns exemplos de medidas aprovadas).

Desta multiplicidade de medidas, resulta a atribuição às escolas da capacidade de contratação de técnicos de áreas de especialidade diferentes: psicólogos educacionais e sociais (que representam a maioria das propostas apresentadas), mediadores sociais, assistentes sociais, terapeutas da fala, educadores sociais, mediadores, artistas residentes, técnicos de informática, terapeutas ocupacionais ou animadores socioculturais.

Privilegia-se, assim, a abordagem multidisciplinar e comunitária que permite uma intervenção educativa de apoio à criação de condições pessoais e sociais para o regresso saudável à escola.

O Ministério da Educação reconhece às escolas a enorme capacidade de criação e desenvolvimento destes planos.

Alguns exemplos de medidas de Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário  (aqui)

Fonte: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=educacao-viabiliza-contratacao-de-900-tecnicos-especializados-para-apoio-as-escolas

 

 


EDITAL

Abertura de candidatura à apresentação de planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos

 


 

APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

  • As candidaturas são apresentadas pelos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, na Plataforma PNPSE já existente.

 

  • Os planos são objeto de análise e aprovação pela Estrutura de Missão do PNPSE que acompanhará a construção e a execução dos planos contratualizados.

 

  • Os planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitários são desenhados para o ano letivo 2020/ 2021.

 

  • A candidatura deverá ser formalizada até ao dia 24/08/2020.

 

Conforme artigo 3º do Edital
 


 

MATRIZ MODELO 


 

EXEMPLOS DE MEDIDAS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO

 


 

EXEMPLOS DE PERFIS PROFISSIONAIS POR FOCO DE MEDIDAS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO