Comportamentos positivos - Competências socioemocionais

Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

Co(m)Texto e Realidade

AE de Trancoso  | outubro de 2023

  • Designação da medida: "Co(m)Texto e Realidade"
  • Destinatários:  alunos dos 7.º, 8.º, 9.º e 10.º anos
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogas - Nair Fernandes e Vanessa Brás
  • Enquadramento: Desenvolver mecanismos e estratégias  para lidar com a imprevisibilidade e a mudança.
  • Veja aqui

Eu e os outros

Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia  | julho de 2022

  • Designação da medida: "Eu e os outros"
  • Destinatários:  comunidade escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador 
  • Enquadramento: Ao longo deste ano letivo as várias intervenções em contexto de turma permitiram desenvolver competências socio emocionais, promover relações interpessoais cordiais e gratificantes, aumentar as competências de comunicação, de gestão de conflitos e resolução de problemas.

Emocionalex

Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia  | julho de 2022

  • Designação da medida: "Eu e os outros"
  • Destinatários: alunos do 7.º e comunidade escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador 
  • Enquadramento: Atividades com o objetivo trabalhar a auto consciência e gestão emocional. 1º foi respondida a questão colocada no mural: O que são emoções? e posteriormente, construída a caixa de "medicamentos Emocionalex”- para bem gerir as emoções. Na atividade coloridamente, foi proposto aos participantes girar uma roleta colorida, a cada cor estava associada uma pergunta acerca das emoções.


Stop Bullying e violentómetro

Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia  | julho de 2022

  • Designação da medida: "Eu e os outros"
  • Destinatários: alunos do 7.º e 8.º ano
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador 
  • Enquadramento: Tendo como principal objetivo a prevenção da violência no contexto das relações interpessoais, a Escola Secundária de Almeida Garrett associou-se à UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e implementou no ano letivo 2021-2022, nas sete turmas de 7º ano o PREVINT – Programa de Intervenção no âmbito da Violência nas Relações Interpessoais. Optou-se intencionalmente pela dinamização deste programa com os alunos que entram nesta escola pela primeira vez para iniciar 3º ciclo e com os seguintes objetivos: - Consciencializar os alunos para os direitos humanos; sensibilizar os adolescentes, de modo, a serem capazes de identificar comportamentos violentos, agressivos e abusivos no contexto das relações interpessoais; mobilizar os alunos, no sentido de solicitar ajuda  e conhecer as dinâmicas de funcionamento da violência. Simultaneamente e com carácter remediativo foram implementados um programa constituído por 5 sessões com uma turma do 8º ano desenhado de acordo com as necessidades e comportamentos abusivos evidenciados. O produto final deste programa foi a construção de cartazes e a sua divulgação pela escola apelando “Stop Bullying” e a gravação de uma música cuja letra foi escrita por um dos grupos e com apresentação aberta à comunidade escolar no auditório da escola.

Pessoa(s) à Conversa

AE Fernando Pessoa, Santa Maria da Feira | julho de 2022

  • Designação da medida: " Escola para Tod@s"
  • Destinatários: Pais e encarregados de Educação das crianças do pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: a medida “Escola para Tod@s” teve como intuito aumentar o envolvimento parental na escola, promover estilos de vida saudáveis, dar a conhecer aos encarregados de educação os recursos existentes na comunidade e promover o desenvolvimento pessoal e igualdade de oportunidades. Neste sentido, foram criadas sessões para pais “Pessoa(s) à Conversa”, que pretendiam atuar como espaços de partilha de dúvidas e informação sobre temáticas relevantes para os pais. Para isso, foi estabelecido contacto com as coordenações da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo, para além das Associações de Pais, para aferir a necessidade de realizar as sessões. Assim, este ano realizaram-se sessões com pais, com temáticas variadas como: «Problemas de linguagem», «Uso do Youtube», «Transição para o 1.º ano», «Transição para o 5.º ano» e «A importância de brincar de forma positiva».

Competências socioemocionais - Transição do 1.º para o 2.º ciclo 

AE Arga e Lima, Viana do Castelo| julho de 2022

  • Designação da medida: " Que ninguém fique para trás"
  • Destinatários: alunos do 4º ano de escolaridade
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: atividades de reforço das competências socioemocionais de alunos no final do 1º ciclo, com impacto na prevenção e consequente diminuição de problemas emocionais e comportamentais, reforçando a cooperação interpares, a socialização e fortalecendo a autoestima, autoconfiança e noção de autoeficácia.

Competências SensorioMotoras 

AE Vale D'Este, Barcelos  |  julho de 2022

  • Designação da medida: "Aprender com os Sentidos"
  • Destinatários: alunos do ensino obrigatório
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta ocupacional
  • Enquadramento: estimular os sentidos para conseguir dar respostas adaptativas perante os inputs/desafios do meio, através de atividades motoras, locomotoras, não-locomotoras e manipulativas, integradas nas diferentes circunstâncias vivenciadas na relação do seu corpo com o espaço. Um bom desenvolvimento das competências motoras e de práxis, assim como propriocetivas é observável um melhor desempenho nas tarefas escolares (ex.: postura, pega do lápis, escrita, entre outras.)


Comportamento positivos 

AE Vale D'Este, Barcelos  |  julho de 2022

  • Designação da medida: "Gerir Emoções, Gerir Comportamentos"
  • Destinatários: alunos do ensino obrigatório
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: esta medida visa, essencialmente, promover o bem-estar físico e psicológico dos alunos, diminuindo os seus níveis de ansiedade e de comportamentos disruptidos em contexto escolar, potenciando o autocontrolo, as competências socioemocionais e a gestão de conflitos.

Aprender a aprender 

AE Ferreira de Castro, Sintra  | julho  2022

  • Designação da medida: " Apoio ao acompanhamento dos alunos no regresso às aulas presenciais, visando o acolhimento dos alunos, o reforço das suas aprendizagens, a dinamização de atividades promotoras de bem-estar psicológico, o fomento de competências sociais e a interação com a comunidade. "
  • Destinatários: Criança do Pré-escola e alunos do 1.º e 2.º anos
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da fala
  • Enquadramento: Com este projeto pretendemos superar dificuldade na aprendizagem da leitura, escrita e cálculo; alterações no ajustamento socioemocional; fraco envolvimento/participação dos pais e encarregados de educação; insucesso escolar decorrentes de situações de inadaptação. Enquadrar e promover práticas de estimulação

Ser a Brincar

AE Vilela, Paredes | julho de 2022

  • Designação da medida: "Maximizar a participação e o desenvolvimento global da criança - uma medida de inclusão"
  • Destinatários: crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta ocupacional
  • Enquadramento: promoveram-se dinâmicas de grupo com base lúdica como forma de edificar competêmcia coletiva. Assim, foi desenvolvido um leque de atividades/jogos para promover aprendizagens tendo em vista não só o sucesso académico, mas também o suceso educativo considerando a dinâmica social e pessoal de cada aluno.

Eu estudo +, eu estudo melhor

AE Montelongo, Fafe | julho de 2022

  • Designação da medida: "Programa de Apoio à Recuperação e Integração Escolar ( PARIE)"
  • Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclos
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: No âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário preconizado no Agrupamento através da Medida - Programa de Apoio à Recuperação e Integração Escolar (PARIE), foi realizada ao longo do 2º e 3º períodos a Oficina de Métodos Ativos de Aprendizagem – “Eu Estudo + Eu estudo melhor”, junto de alunos identificados com três ou níveis inferiores, com fraco envolvimento nas aprendizagens ou com lacunas e dificuldades nas rotinas/organização do estudo e mediante autorização dos Encarregados de Educação. A dinamização da Oficina teve como objetivos a promoção da autorregulação nos processos de aprendizagem, bem como a motivação, autonomia, autoconhecimento e autogestão no estudo através do fornecimento de métodos de estudo adequados a cada aluno. Na Oficina de Métodos Ativos de Aprendizagem as sessões foram realizadas em pequeno grupo ou individualmente, consoante as necessidades. Inicialmente, os alunos preencheram um questionário relativo à forma como estudam, com o objetivo de aferir as dificuldades de cada um e delinear uma intervenção focalizada nas suas necessidades.

Direito ao bem-estar socioemocional 

AE Figueira Mar, Figueira da Foz | julho de 2022

  • Designação da medida: "Direito ao bem-estar socioemocional"
  • Destinatários: crianças do pré-escolar, alunos do ensino obrigatório e famílias
  • Técnico(s) especializado(s): Assistente social
  • Enquadramento: foram reliazadas actividades promotoras do sucesso escolar e do bem-estar psicológico, emocional e social dos alunos e respetivas famílias com o objetivo de reforçar as competências socioemocionais, potenciar a igualdade de acesso ao ensino e a melhoria da situação sóciofamiliar. 

Alinhar o rumo, encaixando fora da caixa

AE Tábua | julho de 2022

  • Designação da medida: "Alinhar o rumo"
  • Destinatários:  comunidade escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: no âmbito da ação realizaram-se sessões terapêuticas (psicológicas, sociais, educativas e comunitárias),  aliam-se e cruzam-se para otimizar o processo de fortalecimento, desenvolvimento positivo e mudança do aluno e sistema familiar, garantindo que estes decorrem de uma forma coerente, respeitando a integridade do aluno, família, escola e da sua vida, como um todo. Esta é a síntese de um modus operandi e de uma dinâmica técnica especializada “fora da caixa” para a promoção de melhores desempenhos pessoais, sociais e académicos. 


Prevenção dos maus tratos na infância

AE Figueira Norte, Figueira da Foz | julho de 2022

  • Designação da medida: "Mente saudável"
  • Destinatários: alunos do 2.º e 3º ciclos e ensino secundário e comunidade escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga, Assistente social e Técnico especializado em ciências da educação 
  • Enquadramento: No mês de abril de 2022, no âmbito da Comemoração do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, foram desenvolvidas um conjunto de ações/atividades na área da Prevenção com os seguintes objetivos: - Diminuir a prevalência dos maus-tratos, através da promoção de uma cultura de responsabilidade social partilhada; - Promover relações de proximidade e afeto; - Consciencializar as crianças e jovens para os seus direitos e deveres; - Desenvolver ações de informação, sensibilização, prevenção e de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e parentais; - Sensibilizar a comunidade educativa e a comunidade em geral, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. As ações realizadas contaram com as parcerias estabelecidas entre o AEFN e as entidades da Comunidade, assentes numa lógica de proximidade, territorialidade e responsabilidade partilhada.

Semanas Ubuntu

AE de Ourém | julho de 2022

  • Designação da medida: "Implenetação da filosofia Ubuntu"
  • Destinatários: alunos 
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: o vídeo mostra as vivências de uma Semana UBUNTU, assim como os relatodos doa alunos que particiuparam. 

Lado a lado resolvemo juntos(as) - Escola e famílias juntas na promoção do sucesso escolar

AE de Gaia nascente, Vila Nova de Gaia | julho de 2022

  • Designação da medida: "Resolvemos juntos: Prevenção e mediação de conflitos" e "Lados a lado: Tutoria e prenção da indisciplina"
  • Destinatários: alunos do 2.º e 3.ºciclos, secundário e encarregados de educação
  • Técnico(s) especializado(s): Mediadora social e Educadora social
  • Enquadramento: foi dada continuidade a um conjunto de atividades com os alunos e os encarregados/as de educação, tendo em vista a aproximação da escola à família e a promoção do sucesso escolar. O trabalho desenvolvido com os alunos passou pelo acompanhamento individual e desenvolvimento de workshops em contexto de pequeno grupo e de turma, abrangendo temáticas como a comunicação assertiva, técnicas de concentração, gestão das emoções e trabalho em equipa, tendo em vista o controlo da indisciplina e a promoção do sucesso escolar. Foram ainda desenvolvidos workshops para os/as encarregados/as de educação no sentido de promover o envolvimento parental no percurso escolar dos alunos/as, a aproximação da escola à família e, uma vez mais, a promoção do sucesso escolar dos nossos/as alunos/as.

Visita dos alunos do 4º ano à escola sede

AE de Vila Nova de Poiares | maio de 2022

  • Designação da medida: "A mudança de ciclo e o sucesso escolar"
  • Destinatários: alunos do 4º ano de escolaridade 
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: A atividade pretendeu dar a conhecer aos alunos os espaços da nova escola. Os objetivos desta ação tiveram enfoque na promoção de uma adaptação e mudança de escola saudável e segura para os alunos do 4.º ano; no desenvolvimento da familiarização com a nova escola; e na promoção do conhecimento e do saber através de atividades lúdicas e pedagógicas. É assim seguro promover a mudança de escola e de ciclo!


Programa de Promoção de Competências Pessoais, Sociais e Socioemocionais

AE Vasco Santana, Odivelas | julho de 2022

  • Designação da medida: "PDPSC- Estimulo à inteligência socioemocional e desenvolvimento pessoal"
  • Destinatários: crianças do pré-escolar e alunos dos 5.º e 7.º anos
  • Técnico(s) especializado(s): Técnico superior de educação social e Psicólogo clínico 
  • Enquadramento: programa aplicado com base no modelo SEL(social emotion learning).

 


SerMais com Valor 

AE de São João da Pesqueira | junho de 2021

  • Designação da medida: "SerMais com Valor"
  • Destinatários: Crianças do pré-escolar e alunos do ensino obrigatório
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo

 

  • Enquadramento: Esta medida conjuga várias atividades dirigidas aos alunos, cujos objetivos passam por promover fatores de proteção na procura do bem-estar emocional. Neste ano letivo, os alunos estavam à procura de um ponto de equilíbrio numa pseudonormalidade, que tendia a não chegar.   Assim, iniciou-se o projeto SEL (Social Emotional Learning), atividade que tem vindo a trabalhar as competências socioemocionais dos alunos. Entende-se que estas competências são essenciais no desenvolvimento global  dos alunos, colmatando a maioria dos problemas registados desde o início do ano letivo.


Faz ZOOM às Emoções

AE Padre António Martins de Oliveira, Lagoa | setembro de 2021

  • Designação da medida: "Educar para o Sucesso"
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: pretendeu-se promover competências, bem como modificar comportamentos menos adequados, proporcionando o bem-estar e desenvolvimento integral dos alunos, contribuindo assim para a melhoria do sucesso escolar.


"Estou Contigo - Projeto de Mentorias" e "Passo a passo... chego ao teu abraço!"

AE Infante D. Pedro, Penela | setembro de 2021

  • Designação da medidas: "Estou Contigo - Projeto de Mentorias" e "Passo a passo... chego ao teu abraço!"
  • Destinatários: alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e comunidade escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Mediadora Socioeducativa
  • Enquadramento:
  • A medida "Estou Contigo - Projeto de Mentorias" tinha como principais objetivos estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos, bem como promover o bem-estar e a inclusão dos alunos envolvidos para combater a desvalorização e desmotivação dos alunos em relação à escola, baixo sentimento de pertença, baixas expetativas escolares e isolamento social em diferentes turmas. Participaram 20 alunos, de diferentes turmas, que frequentaram sessões de formação e que se envolveram ativamente na disponibilidade para ajudar os seus colegas como mentores. Na medida com o mote "Passo a passo... chego ao teu abraço!" realizou simbolicamente em todas as escolas diversas atividades de sensibilização para a não-violência e para a paz. Algumas dessas atividades foram: leitura de histórias, pinturas, construção de murais, "chá da amizade", entre outras. No 2.º e 3.º ciclo, cada turma elaborou uma faixa com mensagens e pinturas sobre a promoção da paz e da não violência na escola. Participaram dois alunos do 9.º ano, responsáveis pela apresentação deste momento e da música "Imagine", de John Lennon, juntamente com a Academia de Cordas, um projeto artístico do Agrupamento.
    • Testemunhos dos alunos:
      • Considero este projeto útil porque assim somos capazes de ajudar os outros e sendo cidadãos gentis capazes de termos uma escola e uma comunidade sem conflitos
      • "O que achei deste projeto foi que ensinou-me muitas coisas e tornou-me uma pessoa melhor.”

Programa de Mentorias

AE Gonçalo Sampaio, Póvoa de Lanhoso | agosto de 2021

  • Designação da medida: "Programa de Mentorias/Tutorias – Cooperar/Partilhar para Superar/Desenvolver"
  • Destinatários: alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora social
  • Enquadramento: assente numa pedagogia participativa e colaborativa, o Programa de Mentorias revelou-se uma resposta de intervenção positiva e eficaz no desenvolvimento de mecanismos de regulação por pares e trabalho colaborativo, contribuindo, assim, para a prestação de um serviço educativo de qualidade.

Projeto Pontes

AE da Zona Urbana da Figueira da Foz | agosto de 2021

  • Designação da medida: Pontes
  • Destinatários: alunos do 2º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga

  • Enquadramento: o projeto Pontes tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos do 5.º ano de escolaridade do agrupamento de modo a que estes sejam capazes de se adaptarem a novas situações e comunicarem as suas emoções de forma assertiva, desenvolvendo mecanismos de autorregulação. Por outro lado, ao nível educativo pretende que os alunos envolvidos melhorem o seu rendimento escolar, estabelecendo uma ligação entre a melhoria das competências socioemocionais dos alunos e os seus resultados escolares.

 

Torna-te um monstro da gentileza

AE Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira | agosto de 2021

  • Designação da medida: "Promoção de competências pessoais e sociais no 1º ciclo"
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogos
  • Enquadramento: sequência da intervenção desenvolvida com as turmas no âmbito da promoção de competências socioemocionais, foi lançado o desafio junto dos alunos de se tornarem durante uma semana “ pequenos monstros da gentileza”. O desafio foi lançado após a visualização de um vídeo alusivo ao tema e enquadrado no movimento gentil (https://www.youtube.com/watch?v=U5_JXOz_B2o). Os alunos foram convidados a observar os comportamentos gentis uns dos outros e a promoverem a gentileza. Na semana seguinte ao desafio partilhavam as suas observações e reflexões, concluindo acerca dos benefícios da gentileza nas relações interpessoais e na importância de assumirmos este desafio todos os dias. Algumas turmas registaram ainda o desafio através da realização de desenhos e outros materiais (origamis).

Criado com o Padlet

Pessoa(s) à conversa

AE Fernando Pessoa, Santa Maria da Feira | agosto de 2021

  • Designação da medida: "Pessoa a Pessoa" e "Escola para Todos"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar, alunos do 1º ciclo do ensino básico, pais e encarregados de educação
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga

  • Enquadramento: integrado no projeto educativo do agrupamento, nomeadamente no projeto "Escola das Emoções" desenvolveram-se várias atividades, algumas com parceiros da comunidade como a Escola Segura no sentido de trabalhar matérias, como autocontrolo, gestão de conflitos e o bullying, entre outras. Também se incentivou o diálogo com os pais e encarregados de educação no sentido de promover estilos de vida saudáveis e preparar as famílias e os alunos para a transição de ciclos.

 

Projeto “Bem me quer(o)!”

AE de Viriato, Viseu | agosto de 2021

  • Designação da medida: "Bem me quer(o)!"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga

  • Enquadramento: o projeto visou a intervenção psicológica, realizada em contexto de turma e em setting terapêutico individualizado, com vista à promoção de competências pessoais, socioemocionais, do bem-estar físico e mental e do sucesso educativo através de uma abordagem holística e compreensiva do comportamento, do pensamento e das emoções.

Promover para Prevenir e Diferenciar para Incluir

AE de Mondim de Basto | agosto de 2021

  • Designação da medida: "Promover para Prevenir e Diferenciar para Incluir"
  • Destinatários: alunos dos ensinos básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora Social e Psicóloga
  • Enquadramento: Nas atividades: Olhar com Olhos de Ver ; Relações intergeracionais; Vencer o Bullyng sem recorrer à Violência; Maratona de Cartas; Programa Devagar se Vai ao Longe; Clubes Comunitários; Program Eu e os Outros; Interagir e Incluir; Diciplina Positiva na Prática; Ilumina o teu Natal; Nâo é normal ...", as ações desenvolvidas abrangeram toda a comunidade educativa e tiveram, entre outros, os seguintes objetivo: o desenvolvimento da autonomia e do espirito critico dos alunos, da sua capacidade de cooperação e o desenvolvimento da confiança e da auto estima, bem como o fortalecimento das relações interpessoais e intergeracionais.

Sarilhos do Amarelo

AE Paredes, Paredes | junho de 2021

  • Designação da medida: "Medida de estímulo à inteligência socioemocional e desenvolvimento pessoal"
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora Social
  • Enquadramento: Sarilhos do Amarelo é programa de treino e controlo de estratégias de autorregulação, de Pedro Sales Luís Rosário, José Carlos Núñez e Júlio González-Pienda (2007), foi desenvolvido ao longo de todo ano letivo em sessões semanais com todos os alunos do Centro Escolar de Bitarães (EPE e 1.º ciclo). A dinamização das sessões decorreu numa sala preparada com base na história “Sarilhos do Amarelo”, que ficou conhecida como sala do Bosque-sem-fim e/ou a sala dos Sarilhos. Este programa - medida de estímulo à inteligência socioemocional e desenvolvimento pessoal - no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, permitiu promover a melhoria da qualidade das aprendizagens, criar um ambiente favorável ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências cívicas e cidadania e dotar os alunos de competências que lhes permitirão assumir-se como construtores ativos da sua aprendizagem, promovendo processos de autorregulação das aprendizagens.

ACADEMIA UBUNTU-AEGP

AE Gabriel Pereira, Évora | julho de 2021

  • Designação da medida: "ACADEMIA UBUNTU-AEGP"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: o programa Escolas UBUNTU é um programa de educação não formal, de promoção de competências pessoais e relacionais, em contexto escolar, dirigido a adolescentes. Neste programa são trabalhadas cinco competências chave: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. Os objetivos de programa são: promover o sucesso educativo, reduzir conflitualidade, gerar propósitos de vida, reforçar a ética de cuidado, desenvolver competências de liderança e promover a ligação às famílias. A avaliação dos diretores de turma destacou a satisfação com o programa, o aumento de autoconfiança e empatia nos participantes, assim como a melhoria no seu comportamento e atitudes.

 

Assertividade; Saber quando estudar; Stop Bullying; Aprender a aprender

AE de Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Lanhoso | julho de 2021

  • Designação da medida: "Habilidades sociais"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogas
  • Enquadramento: destinado aos alunos do 3º ciclo e secundário as psicólogas desenvolveram um conjunto de atividades que visam a aprendizagem de métodos e técnicas de estudo, potenciar a motivação e a autorregulação. Foi também trabalhada a assertividade, a cooperação, como também a resolução de conflitos, a partilha e o compromisso.

 

Sessões de Meditação e Clube de Competências Pessoais

AE de S. João da Pesqueira | junho de 2021

  • Designação da medida: Ser Mais com Valores
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos dos ensinos básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga

  • Enquadramento: nesta medida foram desenvolvidas duas atividades:
    1. Prática de meditação Mindfulness. O Mindfulness é definido como um estado mental em que o indivíduo direciona a sua atenção ao momento presente, sem julgamentos. O objetivo é aumentar e melhorar a concentração, a memória e a criatividade, bem como reduzir estados de ansiedade e melhorar os relacionamentos interpessoais dos alunos. É uma ação com sessões estruturadas com o objetivo de trabalhar a capacidade em estabelecer um foco intencional para uma tarefa em sala de aula. Pretende-se que os alunos assimilem bem os exercícios de mindfulness e que consigam promover hábitos que exponenciem as suas competências de aprendizagem.
    2. O Clube de Competências Pessoais é uma ação dirigida aos alunos cuja intervenção passa por promover os fatores de proteção na procura do bem-estar emocional. São sessões semanais, em grupo, que procura apoiar os jovens na forma como gerem as suas emoções, atitudes e comportamentos permitindo-lhes uma melhor adaptação a si mesmos e aos outros. Esta ação surge como uma necessidade para a promoção da saúde educacional na adolescência, com foco na prevenção da indisciplina, na prevenção do comportamento social desviante, na promoção das competências sociais (autocontrolo; comunicação; relacionamento interpessoal; resolução de problemas; assertividade), na gestão de emoções, na modificação de comportamentos disruptivos, na promoção da autoestima e do autoconhecimento.

 

"Resolvemos juntos: Prevenção e mediação de conflitos" e "Lado a lado: Tutoria e prevenção da indisciplina"

AE de Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia | julho de 2021

  • Designação da medida: "Resolvemos juntos: Prevenção e mediação de conflitos" e "Lado a lado: Tutoria e prevenção da indisciplina"
  • Destinatários: alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Mediadora social e Educadora social

  • Enquadramento: as técnicas especializadas desenvolvem um conjunto de atividades com os alunos, pais e encarregados de educação pessoal docente e pessoal não docente abrangendo temáticas como a comunicação assertiva, técnicas de concentração, gestão das emoções, terapia do riso; trabalho em equipa ou ioga, tendo em vista o controlo da indisciplina e a promoção do sucesso escolar.

Sessões para a Saúde Mental, Autorregulação da Aprendizagem e Envolvimento Escolar

Escola Artística António Arroio, Lisboa | junho de 2021

  • Designação da medida: "Promover o bem-estar e a aprendizagem"
  • Destinatários: alunos dos ensinos básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: tendo por base um sistema de intervenção multinível, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) elaborou um conjunto de iniciativas dirigidas a todo o universo de alunos da escola para prevenir a ocorrência de problemas e maximizar o sucesso e o bem-estar dos jovens. Foram elaborados dois workshops: um sobre autorregulação da ansiedade (“Tratar a Ansiedade por Tu”) e outro sobre organização e métodos de estudo (“Organização no Estudo – Para quem não gosta de estudar… e também para quem gosta!”) – constituídos por duas sessões, cada uma com uma hora de duração. O workshop “Tratar a Ansiedade por tu” baseou-se na psicoeducação acerca da ansiedade e na exploração de possíveis estratégias para reduzir o seu impacto, enquadrando ainda os efeitos possíveis do contexto pandémico na sua intensificação/agravamento. Para além de momentos de partilha de informação, permitiu a reflexão conjunta e partilha de experiências com os alunos, assim como a prática guiada de exercícios (ex.: respiração abdominal, mindfulness, relaxamento). Já o workshop “Organização no estudo” visou promover a aquisição/fortalecimento de competências ao nível da autorregulação da aprendizagem, organização de tempo e estratégias de estudo. Constituiu-se igualmente por momentos de partilha de informação e de psicoeducação (ex.: Modelo PLEA de Pedro Rosário), momentos de reflexão conjunta e partilha de perspetivas com os alunos (ex.: levantamento de dificuldades, exploração de estratégias e suas vantagens/desvantagens), exercícios para auxiliar o planeamento, execução e autoavaliação do estudo (ex.: tabelas com os objetivos da semana, construção de mapa de conceitos) e partilha de potenciais recursos (ex.: aplicações). Dentro das necessidades identificadas na escola, foi também preparada uma sessão de uma hora e meia – “Arroio, quem és tu?” – composta por diversas dinâmicas de grupo – sessão esta especialmente dirigida ao 10º ano de escolaridade, tendo por objetivo a promoção uma maior interação e comunicação entre os alunos e a criação/fortalecimento de um sentido de grupo enquanto turma. 

 

Aprender é para todos

AE de Arronches, Arronches | junho de 2021

  • Designação da medida: "Consciência e domínio do corpo"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Terapeuta ocupacional
  • Enquadramento: ao longo do ano letivo 2020/2021 a Terapeuta Ocupacional desenvolveu diversas atividades em grupo e/ou individuais de modo a que os alunos tivessem um desempenho ocupacional satisfatório na área de ocupação Educação. Neste flyer de divulgação poderá observar algumas atividades realizadas para a medida J: «Consciência e domínio do corpo», mais concretamente para a J2: «Realizar atividades motoras, locomotoras, não-locomotoras e manipulativas, integradas nas diferentes circunstâncias vivenciadas na relação do seu corpo com o espaço.» Através de um bom desenvolvimento das competências motoras e de práxis, assim como propriocetivas é observável um melhor desempenho nas tarefas escolares, como na pega do lápis, escrita, postura, caligrafia entre outros.

 

Bora Lá - Tou ON

AE Soares Basto, Oliveira de Azemeis | junho de 2021

  • Designação da medida: "Bora Lá- Tou ON"
  • Destinatários: alunos do primeiro ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora social
  • Enquadramento: integrado no Gabinete de Apoio e Prevenção no projeto Bora Lá! Tou ON... pretende-se estimular o reconhecimento das próprias emoções e sentimentos; associar uma emoção ao acontecimento que espoleta a mesma; desenvolver a capacidade de atenção e concentração. Na mediação e resolução de conflitos abordam-se: conhecimento das raízes do conflito; domínio do processo de solução de conflitos; identificação de todas as pessoas envolvidas; conhecimento de técnicas de argumentação e estratégias de comunicação.

A Escola como Palco principal de um Futuro de sucesso

AE Infanta D. Mafalda | março de 2021

  • Designação da medida: " A Escola como Palco principal de um Futuro de Sucesso"
  • Destinatários: crianças do Pré-Escolar e alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Assistente social
  • Enquadramento: esta é uma escola de acolhimento e a maioria das crianças estavam num espaço físico novo e em convívio com adultos e colegas que não lhes eram familiares. Assim, considerou-se pertinente, através de dinâmicas de grupo, preparar atividades que contribuíssem para desenvolver o sentimento de pertença e de coesão de grupo, destacando-se, num ambiente de serenidade e tranquilidade em contexto pandémico e de confinamento geral da população, o espírito de interajuda e de partilha numa lógica de escola inclusiva. Foram visionados filmes sobre temáticas como os afetos, as relações interpessoais ou os direitos humanos e a propósito de casa assunto desenvolvidas atividades de acordo com as idades. Estas dinâmicas foram transferidas para as questões escolares, com o incentivo e motivação para o sucesso escolar, fazendo-se a ponte entre educadores, professores e diretores de turma, paralelamente, manteve-se uma comunicação estreita e colaborante com as famílias.

 

 

 

Pedir ajuda! Mundo das emoções

Conservatório de Música de Coimbra | março de 2021

  • Designação da medida: "Programa de tutorias: Conta comigo"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento:
    o trabalho da psicóloga veio reforçar o desenvolvimento das atividades em cursos na Escola alargando a sua abrangência. São contempladas três domínios: apoio psicológico e psicopedagógico; apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa; orientação vocacional. Desenvolvem-se acções no âmbito da gestão das emoções e realizam-se sessões de relaxamento, ao mesmo tempo que se divulgam as ofertas formativas e se promove a semana do orientação vocacional realizando webinares, workshops, ou vocacional talks, para isso conta com a colaboração de instituições de ensino superior e de ex-alunos. O trabalho é articulado com os docentes, a equipas da educação especial e os encarregados de educação, conta ainda com outros parceiros da comunidade, nomeadamente os serviços de saúde. 

“Jogo da teia” e “World Café” como apresentação do projeto de Mentoria

AE de Corga e Lobão, Santa Maria da Feira | março de 2021

  • Designação da medida: "Programa de tutorias: Conta comigo"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Mediadora e Educadora social
  • Enquadramento: com o objetivo dos alunos, através de uma reflexão conjunta, se posicionarem como mentores ou mentorados foi desenvolvida a seguinte atividade: os alunos são distribuídos em vários grupos, em cada grupo é escolhido um anfitrião, ou também se pode ter voluntariado e cuja função é registar as reflexões sobre um dos temas em análise (caraterísticas de um mentor; características de um mentorado; conceito de respeito; conceito de compromisso). De 15 em 15 minutos os grupos rodam para outro anfitrião. No final todos os grupos discutiram os temas em análise e cada anfitrião recolheu a reflexão de todos os grupos apenas de um dos temas. Na última fase, o facilitador expõe num placard as reflexões de cada um dos temas e correlaciona as semelhanças. Regista num cartaz final a relação entre as reflexões dos alunos e o Programa de Mentoria. Os alunos fazem um debate conjunto e depois de agrupadas aquelas que são as características para se ser um mentor ou para se ser mentorando, espontaneamente, e de acordo com as reflexões anteriores, os alunos deverão conseguir posicionar-se, no grupo de mentores, no dos mentorandos, ou dos indecisos. A sessão termina com os alunos a expressarem como se sentiram nesta atividade e a partilharem os pontos fortes e os pontos fracos.

 

Tudo bem em não estar tudo bem

AE Artur Gonçalves, Torres Novas | março de 2021

  • Designação da medida: "Incluir com Sucesso"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: no sentido de dar resposta às necessidades demonstradas pela comunidade educativa a Escola têm desenvolvido junto dos vários públicos alvo um conjunto alargado de ações que visam, entre outros, a prevenção e promoção do bem-estar emocional e psicológico, hábitos de estudo e de concentração ou do desenvolvimento de competências parentais. Destacamos no contexto da pandemia a campanha de sensibilização desenvolvida pelos alunos da turma de 11.º ano, do Curso Técnico de Multimédia, com a produção de um vídeo, no sentido de atuar ao nível da saúde mental, para prevenir o desenvolvimento de patologias como a ansiedade e a depressão. O vídeo foi depois partilhado em todas as turmas de 9.º ano e ensino secundário cujos alunos preencheram uma checklist de sintomas (documento cedido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses), a fim de detetar necessidades de intervenção futuras.

Caça às emoções

AE Dr. Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis | março de 2021

  • Designação da medida: "Ser feliz para aprender+: inteligência emocional em ação"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar, alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo educacional
  • Enquadramento: a atividade iniciou-se com a leitura da história “O Principezinho” e a interpretação da mesma, onde foram identificadas e exploradas as emoções presentes na história. Seguiu-se um pedido de ajuda aos alunos para encontrarem as emoções que foram previamente escondidas no recreio da escola. Os alunos que foram encontrando as emoções, ajudavam os colegas, a procurar outras emoções. No final partilharam-se acontecimentos associados a cada emoção e cada aluno fez a sua representação. A atividade teve como objetivo a aquisição de competências como: conhecer e distinguir as emoções, reconhecer em si e nos estados emocionais, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação e entreajuda. A importância desta atividade prende-se com os benefícios de trabalhar no espaço exterior, desenvolvendo o contacto com a natureza bem como uma maior liberdade de comunicação, identificação e expressão das emoções. Os recursos humanos necessários para a realização da atividade, foram a Psicóloga, educadora/professora, assistentes operacionais e alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do Agrupamento de escolas Ferreira de Castro.

 

 

Gestão de emoções em tempo de pandemia 

AE Conde de Ourém, Ourém | março de 2021

  • Designação da medida: "Juntos na Escola"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: a complexidade da situação de pandemia e em particular o isolamento profilático obrigou a alterações nas rotinas, mudanças nos comportamentos de socialização e gerou instabilidade na vida das pessoas. Nos alunos as sensações de insegurança, medo, solidão e ansiedade são sentidos de modos muito diferentes. Com o objetivo de minimizar esse impacto os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento (SPO) intervieram nas turmas que ficaram em isolamento profilático - anterior ao presente confinamento geral. O processo iniciou-se com a aplicação e tratamento dos dados recolhidos num questionário de check up da saúde mental dessas crianças/jovens (adaptado da Ordem dos Psicólogos Portugueses). A intervenção que se seguiu foi realizada nessas turmas em contexto de sala de aula criando um espaço de análise das emoções sentidas e de partilha de estratégias de autorregulação. Os SPO dinamizaram também sessões online de sensibilização para os encarregados de educação dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, onde se partilharam estratégias que ajudam as famílias a gerir as emoções dos seus educandos, potenciando o bem-estar de todos, um processo de crescimento saudável e garantindo que o percurso educativo dos jovens se desenvolva de forma positiva.

GES - Gabinete de Educação Social

ES D. Manuel Martins, Setúbal | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "(Re)Organização de Respostas Educativas"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: a escola criou o Gabinete de Educação Social(GES) que desenvolve o Projeto Prevenção, Intervenção, Inclusão, (Re)organização de Resposta Educativas. Identificadas as necessidades dos alunos o GES desenvolveu com o SPO sessões temáticas sobre a ansiedade, foi comemorado o dia internacional da pessoa com deficiência, os alunos participaram no projeto Includ-Ed - Comunidades de Aprendizagens com tertúlias literárias dialógica, celebrou-se o dia da escola e fazem-se troca solidárias de bens alimentares e roupas. O curso profissional de Restaurante/Bar confecionou biscoitos que foram entregar aos profissionais de primeira linha no combate à COVID-19. O GES apoia a direção no levantamento de necessidades dos alunos e famílias ao nível alimentar e de equipamentos, ao mesmo tempo que estabelece pontes entre os docentes e os alunos na organização de materiais em suporte de papel para os alunos que não conseguem trabalhar de outra forma.

O Cenouras, o coelhinho das emoções

AE n.º 3 de Elvas, Elvas| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Inteligência Socioemocional e Exercício da Cidadania"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: O Cenouras é um peluche que foi criado no âmbito do projeto PNPSE e do SPO para acompanhar as sessões em turma do 1º ciclo. A mascote faz-se acompanhar da sua cenoura apelando à alimentação saudável, do seu sorriso destacável que pode demonstrar felicidade ou tristeza e também das suas orelhas que podem estar levantadas se estiver feliz ou baixas se ficar triste. No início de cada sessão o Cenouras vai contente (com o sorriso e as orelhas levantadas), podendo as suas emoções alterarem-se consoante o comportamento da turma. Também são realizadas dinâmicas onde os alunos são questionados sobre como o Cenouras se iria sentir face a uma situação. Estas dinâmicas permitem trabalhar as emoções, os comportamentos, a reflexão sobre o que é certo e errado, comportamentos saudáveis e pró-sociais.

 

Programa Mindfulness e Gestão Emocional

AE da Arronches, Arronches| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Pontes... São Arcos de Sorrisos!"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: a atividade está estruturada de acordo com o ciclo de ensino onde ocorre, 30 minutos semanais no pré-escolar, 60 minutos semanais no 1º ciclo inserido na AEC Sentir@Ser e nos 2º e 3º ciclos em 8 sessões anuais de 50 minutos. Adequado a cada nível etário promovem-se competências sócio-emocionais, trabalhando a consciência, a regulação e autonomia emocionais, as competências relacionais, a consciência social, a autorregulação para aumento da atenção-concentração, a capacidade de diminuir os níveis de stress e ansiedade, melhorar a capacidade de controlo de impulsos, desenvolver competências de gestão emocional e de resolução de conflitos, bem assim enfrentar melhor as dificuldades entre tantas outras competências essenciais ao saber-ser e saber-estar.

A arte de ser EPDRAC 

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, Alter do Chão| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "(RE)Contar-me"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: esta atividade assenta nos princípios inscritos no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e visa o desenvolvimento de valores como a responsabilidade e a cidadania. Depois dos alunos registarem os valores a trabalhar, cada tema é atribuído a um grupo que faz registos fotográficos que o ilustram. Com esta e outras dinâmicas estimula-se o trabalho de grupo, o pensamento crítico e promove-se a reflexão.

 

Mergulha na piscina das emoções 

AE de Canas de Senhorim, Nelas | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Estímulo à Inteligência Sócioemocional e Desenvolvimento pessoal"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar, alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: no âmbito do módulo de Autoconsciência (ter mais perceção das próprias emoções e dos outros) e através do atual modalidade de E@D, os alunos foram convidados a fazer “um mergulho numa piscina” online no qual observaram 3 níveis das emoções da raiva e do medo (sendo 1 pouca raiva/medo e 3 muita raiva/medo). Após visualização dos níveis e alguns exemplos dados pelo dinamizador, aos alunos foi solicitado uns exemplos de quando tinham sentido esses sentimentos, bem como adivinhar qual expressão facial e linguagem corporal que melhor refletia o sentimento em questão. Esta é a prova que as competências socioemocionais promovem uma constante adaptação da parte dos técnicos especializados, docentes e alunos a continuarem as suas atividades independentemente das modalidade de ensino em que estão (regime presencial ou online).

 

Ubuntu ao serviço da promoção do sucesso escolar

AE de Alto dos Moinhos, Sintra | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Academia de líderes Ubuntu"
  • Destinatários: alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: autoconhecimento, autoconfiança, empatia, resiliência, serviço. Estes são os 5 pilares da metodologia educativa da Academia de Líderes Ubuntu. Através de dinâmicas de educação não formal, o técnico contratado no âmbito do PNPSE, psicólogo no Alto dos Moinhos - Terrugem, estabelece pontes entre o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e as suas potencialidades académicas. Trabalha-se a inteligência emocional de forma a que haja um impacto no sucesso de cada aluno e cada aluna que participam nestas atividades, muitas vezes testemunhadas como tendo " mudado a sua vida". Não só através das Semanas Ubuntu, em que cada grupo de alunos selecionado participa numa formação intensiva de 5 dias a tempo inteiro e onde se trabalham os 5 pilares referidos, como através de Apoio Psicopedagógico, Programas de Mentorias e Clubes Ubuntu. Estes clubes dão seguimento a essas semanas e são um espaço semanal de confiança, debate, crescimento pessoal e motor de atividades de serviço para a comunidade escolar. Com um objetivo que não se crê impossível: o sucesso dessa comunidade. Este sucesso é o sucesso de cada um dos seus elementos, pois como a própria palavra Ubuntu se traduz: "Eu sou porque tu és".

 

Semana Ubuntu 

AE de Valadares, Vila Nova de Gaia | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Academia de líderes Ubuntu"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador social
  • Enquadramento: A Semana Ubuntu convidou os alunos a participar numa viagem interior que desafiou a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo. Numa semana extraordinária de aprendizagem e partilha dos alunos e educadores, valorizando a contribuição de cada um, acolhemos a riqueza da diversidade, reconhecendo e respeitando o valor de cada nova perspetiva e deixando-nos inspirar pelo exemplo de outros.

 

Dinâmica da "TEIA" 

AE Padre António Martins de Oliveira, Lagoa | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Educar para o Sucesso"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Nutricionista
  • Enquadramento: este é um exemplo de uma atividade para promover o conhecimento entre os colegas do grupo, facilitar a comunicação, desenvolver a capacidade de verbalização e promover a escuta-ativa. Com os alunos em círculo e um novelo de lã vão construindo uma teia e quando têm o novelo na mão falam sobre si.

 

Alinhar o Rumo

AE de Tábua, Coimbra | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Alinhar o rumo"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: são ações de capacitação pessoal e socioemocional dos alunos, através de intervenções de carácter sistémico em contexto escolar e familiar no sentido de capacitar docentes, não-docentes e famílias para a melhoria do desenvolvimento de interações pessoais e sociais bem-sucedidas. Destaca-se o apoio psicológico multissistémico integrador; a contratualização de projetos mudança com base na negociação de compromissos transformadores articulados entre alunos-famílias-escola; o humor e criatividade na resposta a situações difíceis; sessões (in)formais para criar um clima de escola saudável e sessões nos espaços comunitários para a integração social na comunidade.

 

Bater é embrutecer

AE Padre João Coelho Cabanita, Loulé | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Higienizar e Transformar as Emoções"
  • Destinatários: alunos do 2º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: em articulação com o corpo docente e não docente foram realizadas sessões com vista à dinamização do bem-estar emocional dos alunos, a prevenção do absentismo e do abandono escolar. As temáticas abordadas nas sessões foram escolhidas pelos alunos, docentes e não docentes através de um inquérito. No final foi feita avaliação a num questionário de satisfação.

 

Recreio divertido 

AE de Sudeste de Baião, Baião | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Ambientes educativos positivos"
  • Destinatários: alunos do 1.º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador escolar
  • Enquadramento: o recreio divertido é uma atividade desenvolvida pela mediadora socioeducativa do Gabinete de Apoio aos Alunos e à Família junto dos alunos do 1º ciclo, com o objetivo de melhorar a disciplina em contexto de recreio; dotar os alunos de estratégias para brincar em grupo; melhorar a interação entre pares e dinamizar os espaços livres. Valoriza-se a cultura popular através dos jogos dinamizados, na sua maioria, tradicionais (bom barqueiro, lencinho, rei manda,…), ou seja, promovem-se as brincadeiras de outros tempos, transmitidas de geração em geração, até ao dia de hoje. É que as crianças voltem a brincar, a aprender a viver na escola da brincadeira, cujas lições de vida jamais esqueceremos.

Devagar se vai ao longe 

AE Entroncamento, Entroncamento | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Promoção de Competências socioemocionais/ Sucesso Educativo"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: esta atividades está a ser implementada pelas psicólogas em parceria com os professores titulares de turma, docentes de apoio educativo e de educação especial, em sala de aula e insere-se no currículo do 1º ciclo. O programa encontra-se dividido em 5 módulos que permitem desenvolver e monitorizar competências socioemocionais promotoras do sucesso educativo. As técnicas e estratégias utilizadas incluem instrução didática através de método expositivo, posters, leitura de histórias, brainstorming sobre os meios mais eficientes a utilizar, modelagem, roleplaying, feedback construtivo, autorreforço, reforço social e dinâmicas de grupo.

 

Oficinas da brincadeira

AE de Melgaço, Melgaço | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: Escola em Movimento
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora social
  • Enquadramento: com esta ação pretende-se a humanização dos espaços e a diminuição de eventuais situações de conflitos entre os pares. Foi realizado o levantamento das necessidades, através de inquéritos e entrevistas, bem como sessões de sensibilização com os assistentes operacionais. No âmbito da educação não formal está a ser desenvolvido no 1º ciclo na hora de recreio um conjunto de atividades em pareceria do Instituto de Apoio à Criança no sentido se promover a criatividade e a habilidade emocional.

 

Estímulo à inteligência sócio emocional e desenvolvimento pessoal e melhoria das competências sociais

AE de Lordelo, Paredes | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: Estímulo à inteligência sócio emocional e desenvolvimento pessoal e melhoria das competências sociais 
  • Destinatários: toda a comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogos
  • Enquadramento: a atividade "Caixa de preocupações" ajuda as crianças do 1º ciclo a usarem esta estratégia sempre que estão preocupadas, num estado de angústia, com medo, sofrimento ou ansiedade e sintam que precisam da ajuda de um adulto. A caixa é gerida pela psicóloga, que mediante o pedido de ajuda/ solicitações organiza atividades em pequeno grupo/jogos ou individualmente de autocontrolo e regulação emocional desenvolvendo competências socioemocionais, crucial para o desenvolvimento integral das crianças e o seu sucesso escolar. A apresentação da caixa às turmas foi realizada com o auxílio do livro "A caixa das preocupações" de Suzanne Chiew, de forma a que as crianças interiorizem que "Quando partilhamos as nossas preocupações, elas parecem mais pequenas". Outra actividade inserida no programa de desenvolvimento de competências é implementada junto dos alunos do ensino secundário e visa a dinamização de sessões coletivas semanais. Esta intervenção é baseada no Programa de Mindfulness/Atenção Plena. Nas atividades de gestão de stress e emoções o objetivo é fornecer instruções de atenção plena universal e apropriada ao desenvolvimento que promova a saúde mental e o bem-estar; aumentar a consciência emocional e as habilidades de gestão de emoções e promover um equilíbrio emocional saudável; fortalecer a atenção e concentração; ampliar o repertório de habilidades de gestão stress. Dirigida a docentes e não docentes a formação "Gestão de stress" desenvolve estratégias de gestão do stress no contexto escolar e pessoal. A atividade "Yoga do riso" desenvolve técnicas de gestão emocional; aplica estratégias de relaxamento e yoga do riso no dia a dia escolar/pessoal.

 

Recreios em Movimento 

AE n.º 2 de Beja | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Estou aqui!"
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora sociocutural
  • Enquadramento: intervenção nos espaços letivos e não letivos na área das promoção das competências pessoais e sociais sobretudo em alunos com dificuldades de relacionamento interpessoal e social. Com o objetivo de reduzir o número de conflitos e melhorar o clima de escola promove-se diversos momentos lúdicos com intencionalidades pedagógicas.
 PNPSE

 

Mente saudável 

AE Vila Nova da Barquinha, V. N da Barquinha | janeiro de 2021

  • Designação da medida: em construção
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Nutricionista
  • Enquadramento: esta medida fomenta estilos de vida saudáveis, melhora comportamentos de autorregulação através de ações na área da nutrição, alimentação e atividade física. Sensibilizar e informar a comunidade escolar para o desenvolvimento de competência pessoais na área da literacia alimentar, aumentando o conhecimento, desmistificando mitos e fomentando o espírito critico no momento da decisão através de palestras, conferências, aulas, newsletter ou consultas, entre outros.

 

Educação Emocional - A Importância das Emoções na Nossa Vida

AE de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, Batalha | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Saber-ser"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo

Academia de Líderes Ubuntu/ Projeto Ubuntu 

AE da Batalha, Batalha | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Academia de líderes Ubuntu"
  • Destinatários: alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: a implementação da Academia Ubuntu passa por duas vertentes: a formação de “educadores/ monitores”, dirigida a professores, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, e a promoção de atividades no seio escolar. A vertente formativa assenta também nos cursos de formação dirigidas aos alunos, futuros líderes ubuntu. Este é um projeto que impacta transversalmente toda a comunidade educativa, pois, muito embora só algumas turmas participem nas “Semanas Ubuntu”, outros alunos acabam por contactar indiretamente com o projeto através das atividades do Clube ou das aulas de Cidadania e desenvolvimento. O objetivo é a formação de líderes servidores. Para tal os alunos conhecem o percurso de vida de grandes líderes servidores, e participam em várias atividades que lhes permitem desenvolver capacidades e potencialidades inerentes a jovens líderes, tais como a autodeterminação, o autoconhecimento, a autoconfiança, a capacidade de análise crítica, a abnegação, a capacidade de relevar, a resiliência e a eloquência discursiva. As atividades promovidas e desenvolvidas na escola irão ajudar os seus pares a melhor se integrarem na comunidade educativa, a superarem problemas de autoconfiança ou de relacionamento com colegas e, por outro lado, a viverem em plena harmonia consigo mesmos e com os outros.

Gestão de conflitos e de emoções 

AE D. Sancho II, Alijó | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Mente saudável"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogos
  • Enquadramento: nesta atividade os alunos tiveram de resolver um problema em conjunto, a sobrevivência de um naufrágio, que envolvia porem em prática regras de organização de um grupo, de comunicação em grupo e de resolução de problemas. De seguida, os alunos debateram em conjunto o que aconteceu durante a dinâmica e promoveu-se a reflexão crítica sobre modos de estar em grupo e de se interrelacionarem.

 


Bem me quero quando ...

Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia  | julho de 2022

  • Designação da medida: "Eu e os outros"
  • Destinatários:  comunidade escolar
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador 
  • Enquadramento: Dirigida a toda a comunidade escolar, pretendia promover a reflexão sobre o auto cuidado e ajudar a identificar o seu contributo para a saúde psicológica. Em fevereiro 2022 a proposta era completar a frase “bem me quero quando”… Em junho, toda a comunidade educativa recebeu um "bem me quero" com as frases anteriormente registadas no mural