Comportamentos positivos

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

Pedir ajuda! Mundo das emoções

Conservatório de Música de Coimbra | março de 2021

  • Designação da medida: "Programa de tutorias: Conta comigo"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento:
    o trabalho da psicóloga veio reforçar o desenvolvimento das atividades em cursos na Escola alargando a sua abrangência. São contempladas três domínios: apoio psicológico e psicopedagógico; apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa; orientação vocacional. Desenvolvem-se acções no âmbito da gestão das emoções e realizam-se sessões de relaxamento, ao mesmo tempo que se divulgam as ofertas formativas e se promove a semana do orientação vocacional realizando webinares, workshops, ou vocacional talks, para isso conta com a colaboração de instituições de ensino superior e de ex-alunos. O trabalho é articulado com os docentes, a equipas da educação especial e os encarregados de educação, conta ainda com outros parceiros da comunidade, nomeadamente os serviços de saúde. 

“Jogo da teia” e “World Café” como apresentação do projeto de Mentoria

AE de Corga e Lobão, Santa Maria da Feira | março de 2021

  • Designação da medida: "Programa de tutorias: Conta comigo"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Mediadora e Educadora social
  • Enquadramento: com o objetivo dos alunos, através de uma reflexão conjunta, se posicionarem como mentores ou mentorados foi desenvolvida a seguinte atividade: os alunos são distribuídos em vários grupos, em cada grupo é escolhido um anfitrião, ou também se pode ter voluntariado e cuja função é registar as reflexões sobre um dos temas em análise (caraterísticas de um mentor; características de um mentorado; conceito de respeito; conceito de compromisso). De 15 em 15 minutos os grupos rodam para outro anfitrião. No final todos os grupos discutiram os temas em análise e cada anfitrião recolheu a reflexão de todos os grupos apenas de um dos temas. Na última fase, o facilitador expõe num placard as reflexões de cada um dos temas e correlaciona as semelhanças. Regista num cartaz final a relação entre as reflexões dos alunos e o Programa de Mentoria. Os alunos fazem um debate conjunto e depois de agrupadas aquelas que são as características para se ser um mentor ou para se ser mentorando, espontaneamente, e de acordo com as reflexões anteriores, os alunos deverão conseguir posicionar-se, no grupo de mentores, no dos mentorandos, ou dos indecisos. A sessão termina com os alunos a expressarem como se sentiram nesta atividade e a partilharem os pontos fortes e os pontos fracos.

 

Tudo bem em não estar tudo bem

AE Artur Gonçalves, Torres Novas | março de 2021

  • Designação da medida: "Incluir com Sucesso"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: no sentido de dar resposta às necessidades demonstradas pela comunidade educativa a Escola têm desenvolvido junto dos vários públicos alvo um conjunto alargado de ações que visam, entre outros, a prevenção e promoção do bem-estar emocional e psicológico, hábitos de estudo e de concentração ou do desenvolvimento de competências parentais. Destacamos no contexto da pandemia a campanha de sensibilização desenvolvida pelos alunos da turma de 11.º ano, do Curso Técnico de Multimédia, com a produção de um vídeo, no sentido de atuar ao nível da saúde mental, para prevenir o desenvolvimento de patologias como a ansiedade e a depressão. O vídeo foi depois partilhado em todas as turmas de 9.º ano e ensino secundário cujos alunos preencheram uma checklist de sintomas (documento cedido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses), a fim de detetar necessidades de intervenção futuras.

Caça às emoções

AE Dr. Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis | março de 2021

  • Designação da medida: "Ser feliz para aprender+: inteligência emocional em ação"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar, alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo educacional
  • Enquadramento: a atividade iniciou-se com a leitura da história “O Principezinho” e a interpretação da mesma, onde foram identificadas e exploradas as emoções presentes na história. Seguiu-se um pedido de ajuda aos alunos para encontrarem as emoções que foram previamente escondidas no recreio da escola. Os alunos que foram encontrando as emoções, ajudavam os colegas, a procurar outras emoções. No final partilharam-se acontecimentos associados a cada emoção e cada aluno fez a sua representação. A atividade teve como objetivo a aquisição de competências como: conhecer e distinguir as emoções, reconhecer em si e nos estados emocionais, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação e entreajuda. A importância desta atividade prende-se com os benefícios de trabalhar no espaço exterior, desenvolvendo o contacto com a natureza bem como uma maior liberdade de comunicação, identificação e expressão das emoções. Os recursos humanos necessários para a realização da atividade, foram a Psicóloga, educadora/professora, assistentes operacionais e alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do Agrupamento de escolas Ferreira de Castro.

 

 

Gestão de emoções em tempo de pandemia 

AE Conde de Ourém, Ourém | março de 2021

  • Designação da medida: "Juntos na Escola"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: a complexidade da situação de pandemia e em particular o isolamento profilático obrigou a alterações nas rotinas, mudanças nos comportamentos de socialização e gerou instabilidade na vida das pessoas. Nos alunos as sensações de insegurança, medo, solidão e ansiedade são sentidos de modos muito diferentes. Com o objetivo de minimizar esse impacto os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento (SPO) intervieram nas turmas que ficaram em isolamento profilático - anterior ao presente confinamento geral. O processo iniciou-se com a aplicação e tratamento dos dados recolhidos num questionário de check up da saúde mental dessas crianças/jovens (adaptado da Ordem dos Psicólogos Portugueses). A intervenção que se seguiu foi realizada nessas turmas em contexto de sala de aula criando um espaço de análise das emoções sentidas e de partilha de estratégias de autorregulação. Os SPO dinamizaram também sessões online de sensibilização para os encarregados de educação dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, onde se partilharam estratégias que ajudam as famílias a gerir as emoções dos seus educandos, potenciando o bem-estar de todos, um processo de crescimento saudável e garantindo que o percurso educativo dos jovens se desenvolva de forma positiva.

GES - Gabinete de Educação Social

ES D. Manuel Martins, Setúbal | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "(Re)Organização de Respostas Educativas"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: a escola criou o Gabinete de Educação Social(GES) que desenvolve o Projeto Prevenção, Intervenção, Inclusão, (Re)organização de Resposta Educativas. Identificadas as necessidades dos alunos o GES desenvolveu com o SPO sessões temáticas sobre a ansiedade, foi comemorado o dia internacional da pessoa com deficiência, os alunos participaram no projeto Includ-Ed - Comunidades de Aprendizagens com tertúlias literárias dialógica, celebrou-se o dia da escola e fazem-se troca solidárias de bens alimentares e roupas. O curso profissional de Restaurante/Bar confecionou biscoitos que foram entregar aos profissionais de primeira linha no combate à COVID-19. O GES apoia a direção no levantamento de necessidades dos alunos e famílias ao nível alimentar e de equipamentos, ao mesmo tempo que estabelece pontes entre os docentes e os alunos na organização de materiais em suporte de papel para os alunos que não conseguem trabalhar de outra forma.

O Cenouras, o coelhinho das emoções

AE n.º 3 de Elvas, Elvas| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Inteligência Socioemocional e Exercício da Cidadania"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: O Cenouras é um peluche que foi criado no âmbito do projeto PNPSE e do SPO para acompanhar as sessões em turma do 1º ciclo. A mascote faz-se acompanhar da sua cenoura apelando à alimentação saudável, do seu sorriso destacável que pode demonstrar felicidade ou tristeza e também das suas orelhas que podem estar levantadas se estiver feliz ou baixas se ficar triste. No início de cada sessão o Cenouras vai contente (com o sorriso e as orelhas levantadas), podendo as suas emoções alterarem-se consoante o comportamento da turma. Também são realizadas dinâmicas onde os alunos são questionados sobre como o Cenouras se iria sentir face a uma situação. Estas dinâmicas permitem trabalhar as emoções, os comportamentos, a reflexão sobre o que é certo e errado, comportamentos saudáveis e pró-sociais.

 

Programa Mindfulness e Gestão Emocional

AE da Arronches, Arronches| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Pontes... São Arcos de Sorrisos!"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: a atividade está estruturada de acordo com o ciclo de ensino onde ocorre, 30 minutos semanais no pré-escolar, 60 minutos semanais no 1º ciclo inserido na AEC Sentir@Ser e nos 2º e 3º ciclos em 8 sessões anuais de 50 minutos. Adequado a cada nível etário promovem-se competências sócio-emocionais, trabalhando a consciência, a regulação e autonomia emocionais, as competências relacionais, a consciência social, a autorregulação para aumento da atenção-concentração, a capacidade de diminuir os níveis de stress e ansiedade, melhorar a capacidade de controlo de impulsos, desenvolver competências de gestão emocional e de resolução de conflitos, bem assim enfrentar melhor as dificuldades entre tantas outras competências essenciais ao saber-ser e saber-estar.

A arte de ser EPDRAC 

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, Alter do Chão| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "(RE)Contar-me"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: esta atividade assenta nos princípios inscritos no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e visa o desenvolvimento de valores como a responsabilidade e a cidadania. Depois dos alunos registarem os valores a trabalhar, cada tema é atribuído a um grupo que faz registos fotográficos que o ilustram. Com esta e outras dinâmicas estimula-se o trabalho de grupo, o pensamento crítico e promove-se a reflexão.

 

Mergulha na piscina das emoções 

AE de Canas de Senhorim, Nelas | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Estímulo à Inteligência Sócioemocional e Desenvolvimento pessoal"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar, alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: no âmbito do módulo de Autoconsciência (ter mais perceção das próprias emoções e dos outros) e através do atual modalidade de E@D, os alunos foram convidados a fazer “um mergulho numa piscina” online no qual observaram 3 níveis das emoções da raiva e do medo (sendo 1 pouca raiva/medo e 3 muita raiva/medo). Após visualização dos níveis e alguns exemplos dados pelo dinamizador, aos alunos foi solicitado uns exemplos de quando tinham sentido esses sentimentos, bem como adivinhar qual expressão facial e linguagem corporal que melhor refletia o sentimento em questão. Esta é a prova que as competências socioemocionais promovem uma constante adaptação da parte dos técnicos especializados, docentes e alunos a continuarem as suas atividades independentemente das modalidade de ensino em que estão (regime presencial ou online).

 

Ubuntu ao serviço da promoção do sucesso escolar

AE de Alto dos Moinhos, Sintra | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Academia de líderes Ubuntu"
  • Destinatários: alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: autoconhecimento, autoconfiança, empatia, resiliência, serviço. Estes são os 5 pilares da metodologia educativa da Academia de Líderes Ubuntu. Através de dinâmicas de educação não formal, o técnico contratado no âmbito do PNPSE, psicólogo no Alto dos Moinhos - Terrugem, estabelece pontes entre o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e as suas potencialidades académicas. Trabalha-se a inteligência emocional de forma a que haja um impacto no sucesso de cada aluno e cada aluna que participam nestas atividades, muitas vezes testemunhadas como tendo " mudado a sua vida". Não só através das Semanas Ubuntu, em que cada grupo de alunos selecionado participa numa formação intensiva de 5 dias a tempo inteiro e onde se trabalham os 5 pilares referidos, como através de Apoio Psicopedagógico, Programas de Mentorias e Clubes Ubuntu. Estes clubes dão seguimento a essas semanas e são um espaço semanal de confiança, debate, crescimento pessoal e motor de atividades de serviço para a comunidade escolar. Com um objetivo que não se crê impossível: o sucesso dessa comunidade. Este sucesso é o sucesso de cada um dos seus elementos, pois como a própria palavra Ubuntu se traduz: "Eu sou porque tu és".

 

Semana Ubuntu 

AE de Valadares, Vila Nova de Gaia | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Academia de líderes Ubuntu"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador social
  • Enquadramento: A Semana Ubuntu convidou os alunos a participar numa viagem interior que desafiou a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo. Numa semana extraordinária de aprendizagem e partilha dos alunos e educadores, valorizando a contribuição de cada um, acolhemos a riqueza da diversidade, reconhecendo e respeitando o valor de cada nova perspetiva e deixando-nos inspirar pelo exemplo de outros.

 

Dinâmica da "TEIA" 

AE Padre António Martins de Oliveira, Lagoa | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Educar para o Sucesso"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Nutricionista
  • Enquadramento: este é um exemplo de uma atividade para promover o conhecimento entre os colegas do grupo, facilitar a comunicação, desenvolver a capacidade de verbalização e promover a escuta-ativa. Com os alunos em círculo e um novelo de lã vão construindo uma teia e quando têm o novelo na mão falam sobre si.

 

Alinhar o Rumo

AE de Tábua, Coimbra | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Alinhar o rumo"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: são ações de capacitação pessoal e socioemocional dos alunos, através de intervenções de carácter sistémico em contexto escolar e familiar no sentido de capacitar docentes, não-docentes e famílias para a melhoria do desenvolvimento de interações pessoais e sociais bem-sucedidas. Destaca-se o apoio psicológico multissistémico integrador; a contratualização de projetos mudança com base na negociação de compromissos transformadores articulados entre alunos-famílias-escola; o humor e criatividade na resposta a situações difíceis; sessões (in)formais para criar um clima de escola saudável e sessões nos espaços comunitários para a integração social na comunidade.

 

Bater é embrutecer

AE Padre João Coelho Cabanita, Loulé | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Higienizar e Transformar as Emoções"
  • Destinatários: alunos do 2º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: em articulação com o corpo docente e não docente foram realizadas sessões com vista à dinamização do bem-estar emocional dos alunos, a prevenção do absentismo e do abandono escolar. As temáticas abordadas nas sessões foram escolhidas pelos alunos, docentes e não docentes através de um inquérito. No final foi feita avaliação a num questionário de satisfação.

 

Recreio divertido 

AE de Sudeste de Baião, Baião | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Ambientes educativos positivos"
  • Destinatários: alunos do 1.º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador escolar
  • Enquadramento: o recreio divertido é uma atividade desenvolvida pela mediadora socioeducativa do Gabinete de Apoio aos Alunos e à Família junto dos alunos do 1º ciclo, com o objetivo de melhorar a disciplina em contexto de recreio; dotar os alunos de estratégias para brincar em grupo; melhorar a interação entre pares e dinamizar os espaços livres. Valoriza-se a cultura popular através dos jogos dinamizados, na sua maioria, tradicionais (bom barqueiro, lencinho, rei manda,…), ou seja, promovem-se as brincadeiras de outros tempos, transmitidas de geração em geração, até ao dia de hoje. É que as crianças voltem a brincar, a aprender a viver na escola da brincadeira, cujas lições de vida jamais esqueceremos.

Devagar se vai ao longe 

AE Entroncamento, Entroncamento | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Promoção de Competências socioemocionais/ Sucesso Educativo"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: esta atividades está a ser implementada pelas psicólogas em parceria com os professores titulares de turma, docentes de apoio educativo e de educação especial, em sala de aula e insere-se no currículo do 1º ciclo. O programa encontra-se dividido em 5 módulos que permitem desenvolver e monitorizar competências socioemocionais promotoras do sucesso educativo. As técnicas e estratégias utilizadas incluem instrução didática através de método expositivo, posters, leitura de histórias, brainstorming sobre os meios mais eficientes a utilizar, modelagem, roleplaying, feedback construtivo, autorreforço, reforço social e dinâmicas de grupo.

 

Oficinas da brincadeira

AE de Melgaço, Melgaço | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: Escola em Movimento
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora social
  • Enquadramento: com esta ação pretende-se a humanização dos espaços e a diminuição de eventuais situações de conflitos entre os pares. Foi realizado o levantamento das necessidades, através de inquéritos e entrevistas, bem como sessões de sensibilização com os assistentes operacionais. No âmbito da educação não formal está a ser desenvolvido no 1º ciclo na hora de recreio um conjunto de atividades em pareceria do Instituto de Apoio à Criança no sentido se promover a criatividade e a habilidade emocional.

 

Estímulo à inteligência sócio emocional e desenvolvimento pessoal e melhoria das competências sociais

AE de Lordelo, Paredes | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: Estímulo à inteligência sócio emocional e desenvolvimento pessoal e melhoria das competências sociais 
  • Destinatários: toda a comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogos
  • Enquadramento: a atividade "Caixa de preocupações" ajuda as crianças do 1º ciclo a usarem esta estratégia sempre que estão preocupadas, num estado de angústia, com medo, sofrimento ou ansiedade e sintam que precisam da ajuda de um adulto. A caixa é gerida pela psicóloga, que mediante o pedido de ajuda/ solicitações organiza atividades em pequeno grupo/jogos ou individualmente de autocontrolo e regulação emocional desenvolvendo competências socioemocionais, crucial para o desenvolvimento integral das crianças e o seu sucesso escolar. A apresentação da caixa às turmas foi realizada com o auxílio do livro "A caixa das preocupações" de Suzanne Chiew, de forma a que as crianças interiorizem que "Quando partilhamos as nossas preocupações, elas parecem mais pequenas". Outra actividade inserida no programa de desenvolvimento de competências é implementada junto dos alunos do ensino secundário e visa a dinamização de sessões coletivas semanais. Esta intervenção é baseada no Programa de Mindfulness/Atenção Plena. Nas atividades de gestão de stress e emoções o objetivo é fornecer instruções de atenção plena universal e apropriada ao desenvolvimento que promova a saúde mental e o bem-estar; aumentar a consciência emocional e as habilidades de gestão de emoções e promover um equilíbrio emocional saudável; fortalecer a atenção e concentração; ampliar o repertório de habilidades de gestão stress. Dirigida a docentes e não docentes a formação "Gestão de stress" desenvolve estratégias de gestão do stress no contexto escolar e pessoal. A atividade "Yoga do riso" desenvolve técnicas de gestão emocional; aplica estratégias de relaxamento e yoga do riso no dia a dia escolar/pessoal.

 

Recreios em Movimento 

AE n.º 2 de Beja | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Estou aqui!"
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora sociocutural
  • Enquadramento: intervenção nos espaços letivos e não letivos na área das promoção das competências pessoais e sociais sobretudo em alunos com dificuldades de relacionamento interpessoal e social. Com o objetivo de reduzir o número de conflitos e melhorar o clima de escola promove-se diversos momentos lúdicos com intencionalidades pedagógicas.
 PNPSE

 

Mente saudável 

AE Vila Nova da Barquinha, V. N da Barquinha | janeiro de 2021

  • Designação da medida: em construção
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Nutricionista
  • Enquadramento: esta medida fomenta estilos de vida saudáveis, melhora comportamentos de autorregulação através de ações na área da nutrição, alimentação e atividade física. Sensibilizar e informar a comunidade escolar para o desenvolvimento de competência pessoais na área da literacia alimentar, aumentando o conhecimento, desmistificando mitos e fomentando o espírito critico no momento da decisão através de palestras, conferências, aulas, newsletter ou consultas, entre outros.

 

Educação Emocional - A Importância das Emoções na Nossa Vida

AE de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, Batalha | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Saber-ser"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo

Academia de Líderes Ubuntu/ Projeto Ubuntu 

AE da Batalha, Batalha | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Academia de líderes Ubuntu"
  • Destinatários: alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: a implementação da Academia Ubuntu passa por duas vertentes: a formação de “educadores/ monitores”, dirigida a professores, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, e a promoção de atividades no seio escolar. A vertente formativa assenta também nos cursos de formação dirigidas aos alunos, futuros líderes ubuntu. Este é um projeto que impacta transversalmente toda a comunidade educativa, pois, muito embora só algumas turmas participem nas “Semanas Ubuntu”, outros alunos acabam por contactar indiretamente com o projeto através das atividades do Clube ou das aulas de Cidadania e desenvolvimento. O objetivo é a formação de líderes servidores. Para tal os alunos conhecem o percurso de vida de grandes líderes servidores, e participam em várias atividades que lhes permitem desenvolver capacidades e potencialidades inerentes a jovens líderes, tais como a autodeterminação, o autoconhecimento, a autoconfiança, a capacidade de análise crítica, a abnegação, a capacidade de relevar, a resiliência e a eloquência discursiva. As atividades promovidas e desenvolvidas na escola irão ajudar os seus pares a melhor se integrarem na comunidade educativa, a superarem problemas de autoconfiança ou de relacionamento com colegas e, por outro lado, a viverem em plena harmonia consigo mesmos e com os outros.

Gestão de conflitos e de emoções 

AE D. Sancho II, Alijó | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Mente saudável"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogos
  • Enquadramento: nesta atividade os alunos tiveram de resolver um problema em conjunto, a sobrevivência de um naufrágio, que envolvia porem em prática regras de organização de um grupo, de comunicação em grupo e de resolução de problemas. De seguida, os alunos debateram em conjunto o que aconteceu durante a dinâmica e promoveu-se a reflexão crítica sobre modos de estar em grupo e de se interrelacionarem.