Comportamentos positivos

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

Semana Ubuntu 

AE de Valadares, Vila Nova de Gaia | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Academia de líderes Ubuntu"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador social
  • Enquadramento: A Semana Ubuntu convidou os alunos a participar numa viagem interior que desafiou a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo. Numa semana extraordinária de aprendizagem e partilha dos alunos e educadores, valorizando a contribuição de cada um, acolhemos a riqueza da diversidade, reconhecendo e respeitando o valor de cada nova perspetiva e deixando-nos inspirar pelo exemplo de outros.

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Dinâmica da "TEIA" 

AE Padre António Martins de Oliveira, Lagoa | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Educar para o Sucesso"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Nutricionista
  • Enquadramento: este é um exemplo de uma atividade para promover o conhecimento entre os colegas do grupo, facilitar a comunicação, desenvolver a capacidade de verbalização e promover a escuta-ativa. Com os alunos em círculo e um novelo de lã vão construindo uma teia e quando têm o novelo na mão falam sobre si.

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Alinhar o Rumo

AE de Tábua, Coimbra | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Alinhar o rumo"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: são ações de capacitação pessoal e socioemocional dos alunos, através de intervenções de carácter sistémico em contexto escolar e familiar no sentido de capacitar docentes, não-docentes e famílias para a melhoria do desenvolvimento de interações pessoais e sociais bem-sucedidas. Destaca-se o apoio psicológico multissistémico integrador; a contratualização de projetos mudança com base na negociação de compromissos transformadores articulados entre alunos-famílias-escola; o humor e criatividade na resposta a situações difíceis; sessões (in)formais para criar um clima de escola saudável e sessões nos espaços comunitários para a integração social na comunidade.

Bater é embrutecer

AE Padre João Coelho Cabanita, Loulé | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Higienizar e Transformar as Emoções"
  • Destinatários: alunos do 2º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: em articulação com o corpo docente e não docente foram realizadas sessões com vista à dinamização do bem-estar emocional dos alunos, a prevenção do absentismo e do abandono escolar. As temáticas abordadas nas sessões foram escolhidas pelos alunos, docentes e não docentes através de um inquérito. No final foi feita avaliação a num questionário de satisfação.

Devagar se vai ao longe 

AE Entroncamento, Entroncamento | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Promoção de Competências socioemocionais/ Sucesso Educativo"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo
  • Enquadramento: esta atividades está a ser implementada pelas psicólogas em parceria com os professores titulares de turma, docentes de apoio educativo e de educação especial, em sala de aula e insere-se no currículo do 1º ciclo. O programa encontra-se dividido em 5 módulos que permitem desenvolver e monitorizar competências socioemocionais promotoras do sucesso educativo. As técnicas e estratégias utilizadas incluem instrução didática através de método expositivo, posters, leitura de histórias, brainstorming sobre os meios mais eficientes a utilizar, modelagem, roleplaying, feedback construtivo, autorreforço, reforço social e dinâmicas de grupo.

Oficinas da brincadeira

AE de Melgaço, Melgaço | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: Escola em Movimento
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora social
  • Enquadramento: com esta ação pretende-se a humanização dos espaços e a diminuição de eventuais situações de conflitos entre os pares. Foi realizado o levantamento das necessidades, através de inquéritos e entrevistas, bem como sessões de sensibilização com os assistentes operacionais. No âmbito da educação não formal está a ser desenvolvido no 1º ciclo na hora de recreio um conjunto de atividades em pareceria do Instituto de Apoio à Criança no sentido se promover a criatividade e a habilidade emocional.

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Estímulo à inteligência sócio emocional e desenvolvimento pessoal e melhoria das competências sociais

AE de Lordelo, Paredes | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: Estímulo à inteligência sócio emocional e desenvolvimento pessoal e melhoria das competências sociais 
  • Destinatários: toda a comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogos
  • Enquadramento: a atividade "Caixa de preocupações" ajuda as crianças do 1º ciclo a usarem esta estratégia sempre que estão preocupadas, num estado de angústia, com medo, sofrimento ou ansiedade e sintam que precisam da ajuda de um adulto. A caixa é gerida pela psicóloga, que mediante o pedido de ajuda/ solicitações organiza atividades em pequeno grupo/jogos ou individualmente de autocontrolo e regulação emocional desenvolvendo competências socioemocionais, crucial para o desenvolvimento integral das crianças e o seu sucesso escolar. A apresentação da caixa às turmas foi realizada com o auxílio do livro "A caixa das preocupações" de Suzanne Chiew, de forma a que as crianças interiorizem que "Quando partilhamos as nossas preocupações, elas parecem mais pequenas". Outra actividade inserida no programa de desenvolvimento de competências é implementada junto dos alunos do ensino secundário e visa a dinamização de sessões coletivas semanais. Esta intervenção é baseada no Programa de Mindfulness/Atenção Plena. Nas atividades de gestão de stress e emoções o objetivo é fornecer instruções de atenção plena universal e apropriada ao desenvolvimento que promova a saúde mental e o bem-estar; aumentar a consciência emocional e as habilidades de gestão de emoções e promover um equilíbrio emocional saudável; fortalecer a atenção e concentração; ampliar o repertório de habilidades de gestão stress. Dirigida a docentes e não docentes a formação "Gestão de stress" desenvolve estratégias de gestão do stress no contexto escolar e pessoal. A atividade "Yoga do riso" desenvolve técnicas de gestão emocional; aplica estratégias de relaxamento e yoga do riso no dia a dia escolar/pessoal.

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Recreios em Movimento 

AE n.º 2 de Beja | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Estou aqui!"
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora sociocutural
  • Enquadramento: intervenção nos espaços letivos e não letivos na área das promoção das competências pessoais e sociais sobretudo em alunos com dificuldades de relacionamento interpessoal e social. Com o objetivo de reduzir o número de conflitos e melhorar o clima de escola promove-se diversos momentos lúdicos com intencionalidades pedagógicas.
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Mente saudável 

AE Vila Nova da Barquinha, V. N da Barquinha | janeiro de 2021

  • Designação da medida: em construção
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Nutricionista
  • Enquadramento: esta medida fomenta estilos de vida saudáveis, melhora comportamentos de autorregulação através de ações na área da nutrição, alimentação e atividade física. Sensibilizar e informar a comunidade escolar para o desenvolvimento de competência pessoais na área da literacia alimentar, aumentando o conhecimento, desmistificando mitos e fomentando o espírito critico no momento da decisão através de palestras, conferências, aulas, newsletter ou consultas, entre outros.

Gestão de conflitos e de emoções 

AE D. Sancho II, Alijó | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Mente saudável"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogos
  • Enquadramento: nesta atividade os alunos tiveram de resolver um problema em conjunto, a sobrevivência de um naufrágio, que envolvia porem em prática regras de organização de um grupo, de comunicação em grupo e de resolução de problemas. De seguida, os alunos debateram em conjunto o que aconteceu durante a dinâmica e promoveu-se a reflexão crítica sobre modos de estar em grupo e de se interrelacionarem.