Conteúdo, Tecnologia, Pedagogia

Plano de desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

O Sistema Solar e o Ptrimónio e Gastronomia do Vale do Neiva 

AE de Barroselas, Viana do Castelo | julho de 2021

  • Designação da medida: "Supera com as TIC"
  • Destinatários: alunos do ensino básico 
  • Técnico especializado: Técnico de informática
  • Enquadramento: foram desenvolvidos livros digitais sobre o tema "Sistema Solar", " Património e Gastronomia do Vale do Neiva" utilizando várias ferramentas digitais como o Canva e o Flipsnack. No âmbito do Erasmus+ foram tiradas várias fotografias das atividades e os alunos criaram um calendário escolar com as várias fotografias tiradas.

 

Projeto Sala Tecnológica

AE da Quinta do Conde, Sesimbra | julho de 2021

  • Designação da medida: Concretizando a apropriação Digital no AEQC
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico 
  • Técnico especializado: Técnico de informática
  • Enquadramento:  esta sala constitui mais um recurso disponibilizado ao 1.°Ciclo e Pré-Escolar no Agrupamento A criação de mais este ambiente de aprendizagem possibilitará aos alunos, em contexto da Sala Tech ou "levando esta sala" e os seus recursos para o contexto de sala de aula, tornar o seu processo de aprendizagem mais dinâmico, mais rico, mais motivador. O objetivo é promover a integração da componente digital nas práticas pedagógicas desde a mais tenra idade, de forma adaptada a estas faixas etárias.

 

Competências digitais para o século XXI - Sou Capaz

ES Felgueiras, Felgueiras | junho de 2021

  • Designação da medida: Competências digitais para o século XXI - Sou Capaz
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Técnico de informática
  • Enquadramento: no âmbito da medida Competências digitais para o século XXI - Sou Capaz, envolvendo alunos, professores da disciplina de TIC e a técnica especializada, foram desenvolvidos alguns projetos: - para a comemoração do dia da mãe cada aluno elabora através do www.designcap.com/ um design gráfico alusivo à data e envia por email para a sua mãe; - no 8º ano foi criado um pequeno jogo utilizando o scratch que pode ser utilizados por todos; - Aplicação móvel Recorrendo à ferramenta de desenvolvimento App Inventor. A Para ser usada por todos a aplicação móvel pode ser testada/usada num smartphone com o sistema operativo Android. Com esta aplicação móvel pretende-se que o utilizador possa converter um número numa unidade de medida para uma outra unidade de medida, dentro da mesma categoria. - Futebol - Excel. O projeto consiste em criar uma folha de cálculo, tendo a estrutura do livro o seguinte: 1. Na 1ª folha consta o tema e o objetivo do trabalho, ou seja, indicar as questões que se pretende responder dentro do tema. 2. Na 2ª folha estão os dados numa estrutura de tabela, organizados e formatados à sua escolha. 3. Na 3ª folha encontram-se os cálculos realizados considerados pelo aluno relevantes e que ajudam a responder às questões por si colocadas. Deverá apresentar cálculos usando funções matemáticas do Excel, lecionadas na disciplina: SOMA(), MÉDIA(), MÁXIMO(), MÍNIMO(), CONTAR.SE(), SOMA.SE() e SE(). 4. Na 4ª folha encontram-se apresentados os gráficos e a conclusão que responda às questões anteriormente colocadas. Cada gráfico ou conjunto de gráficos devem estar identificados e graficamente tratados.

O futuro começa aqui

AE de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão | abril de 2021

  • Designação da(s) medida(s): "O futuro começa aqui"
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Técnico de Informática
  • Enquadramento A componente denominada “O gosto pela Matemática” do projeto “O Futuro começa aqui” pretende, entre outros aspetos de natureza social, evidenciar que o raciocínio lógico-matemático tem um cariz divertido de antecipação do que pode suceder em dada situação. O impacto desta atividade terá consequência positivas na aprendizagem da Matemática mas também noutras áreas disciplinares e de desenvolvimento social. Em colaboração com os docentes titulares de turma, a técnica de informática desenvolve esta componente em sessões semanais de uma hora l, no intervalo de almoço, com cinco grupos de alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade de duas escolas do agrupamento. O projeto trabalha competências de raciocínio lógico-matemático, através da exploração de jogos de tabuleiro como o Semáforo, Gatos e Cães, Rastros e Xadrez ou de jogos digitais como o ChessKids e Hypatiamat. Os alunos participam também em competições associadas a alguns dos jogos que exploram neste contexto, nomeadamente os campeonatos de turma, ChessKid e Campeonato de Cálculo Mental Hypatiamat.

Dia do Patrono

AE Ribeiro Sanches, Penamacor | março de 2021

  • Designação da(s) medida(s): "Melhoria das competências digitais"
  • Destinatários: alunos do ensino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Técnico de Informática
  • Enquadramento: a adoção e utilização massiva das ferramentas digitais para comunicação interna e partilha de documentos (professor-professor e professor-aluno/EE) constitui um recurso ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares e de implementação de novas metodologias em sala de aula. A comemoração do Dia do Patrono é um desses exemplos, inscreve-se na melhoria das competências digitais, nas técnicas de comunicação, nas artes e na preservação da história local. Sob a orientação do técnico de informática os alunos construíram Podcasts, um Diaporama / Slideshow com fotos alusivas ao dia do Patrono (Ribeiro Sanches) e cartaz alusivo à data comemorativa.

Criação de tutoriais

AE de Sudeste de Baião, Baião | fevereiro de 2021

  • Designação da(s) medida(s): "Ensinar e Aprender na Era digital"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Técnico de informática
  • Enquadramento:   com o objetivo de familiarizar alunos e famílias com as ferramentas digitais não apenas no ensino a distância, mas também no ensino presencial, foi dada especial atenção à criação de tutoriais que pudessem facilitar o acesso às plataformas/aplicações que no plano de ensino a distância são utilizadas no Agrupamento. A informação veiculada pelos tutoriais é complementada, sempre que se justifica, pelo esclarecimento presencial ou a distância por parte do técnico.

 

 

"Confinar a brincar" e "+Confinamento +Divertimento"

AE Figueira Norte, Figueira da Foz | fevereiro de 2021

  • Designação da(s) medida(s): +Aluno +Família +Sucesso
  • Destinatários: alunos do 5º e 7º anos de escolaridade
  • Técnico(s) especializado(s): Técnica especializada em Ciências da Educação, Psicóloga e Técnica de Serviço Social
  • Enquadramento:  medida que prevê a promoção de atividades lúdico-pedagógicas, com recurso a plataforma digital, para diminuir o isolamento social; promover a inteligência socioemocional e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos; contribuir para o bem-estar psicológico dos alunos e prevenir a dependência online em tempos de pandemia.

 

Aprender com Criatividade

AE de Vila Nova de Poiares, V.N. de Poiares | fevereiro de 2021

  • Designação da(s) medida(s): Aprender com Criatividade - Ambientes digitais
  • Destinatários: alunos do 2º ciclo do nsino básico
  • Técnico(s) especializado(s): Técnica de informática 
  • Enquadramento: esta medida promove a transdisciplinaridade de saberes com recurso ao desenvolvimento de competências digitais, ao mesmo tempo que potencia as "soft skills".

 

CreSser e Trilhos

AE de Lima de Freitas, Setúbal | fevereiro de 2021

  • Designação da(s) medida(s): CresSer e Trilhos
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar, alunos do ensino básico e famílias
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogo e Assistente social
  • Enquadramento: esta medida pretende aumentar a comunicação com as famílias, ajudando-as a lidar de forma mais positiva e eficaz com os desafios da educação das crianças e jovens em confinamento, ao mesmo tempo que se pretende aumentar o bem-estar emocional dos alunos, fortalecer os afetos e cultivar a tolerância.