Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário
Ação de Sensibilização - Importância da Alimentação no Desenvolvimento da Fala
AE Fernão do Pó, Bombarral | Julho de 2022
- Designação da medida: "Sou Capaz e Quero Aprender"
- Destinatários: Pais, Encarregados de Educação e Educadoras
- Técnico(s) especializado(s): Terapeuta da Fala
- Enquadramento: a ação de sensibilização – A importância da Alimentação no Desenvolvimento da Fala, para Pais, Encarregados de Educação e Educadoras, pretende esclarecer e atuar de forma precoce na prevenção de dificuldades no desenvolvimento da Fala e que, consequentemente, podem ter impacto no sucesso escolar do aluno.
De Filhos para Pais - "Cuida bem de MIM" e "Conversas de Família
AE de Vila Nova de Poiares | junho de 2022
- Designação da medida: "Família presente, Escola mais eficaz e eficiente"
- Destinatários: alunos do 8.º e 9.º anos, pais e encarregados de educação
- Técnico(s) especializado(s): Educadora social
- Enquadramento: As ações "De Filhos para Pais" desenvolveram-se a pedido dos alunos para que conseguissem trazer os pais à escola e conversar sobre assuntos de que não falavam em casa. A Tertúlia "Cuida bem de MIM" foi dinamizada pelos alunos do 8.º ano, em jeito de comemoração do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, com os objetivos de: promover o diálogo entre pais e filhos; fomentar a partilha de emoções e sentimentos; incentivar uma relação positiva entre pais e filhos; e envolver os pais no processo educativo dos alunos.
Memórias Coletivas
AE de Campo, Valongo | agosto de 2021
- Designação da medida: "CONFI(n)AR"
- Destinatários: alunos do 4º ano e do 3º ciclo do ensino básico e suas famílias
- Técnico(s) especializado(s): Educadora social e Psicóloga
- Enquadramento: no âmbito da educação para a cidadania e promoção de comportamentos pró-sociais desenvolveram-se ações de envolvimento parental dos alunos acompanhados, tendo como objetivos; partilhar experiências intergeracionais e fortalecer o orgulho na família. Com esse intuito foi desenvolvido o projeto de “Memórias coletivas” - sobre o impacto socioemocional da pandemia no agregado familiar. Os alunos procederam à elaboração de um guião de entrevista e recolheram os testemunhos dos seus familiares com recurso a vídeos e áudios. Posteriormente partilharam com os colegas da turma as respetivas experiências na realização de todo o trabalho. Com o intuito de facilitar o processo de transição dos alunos que terminam o 1º ciclo, foi realizada uma visita guiada à escola, a todas as turmas do 4º ano, através da dinamização de um vídeo, que incluiu imagens de vários espaços e pessoas de referência. Face à situação de pandemia, que impossibilitou a proximidade física dos alunos com o novo contexto escolar, pretendeu-se com esta atividade, promover uma maior familiaridade com a escola e fomentar uma adaptação mais equilibrada e harmoniosa.
Mais Família... Mais Escola
AE de Cadaval | agosto de 2021
- Designação da medida: Incluir para Melhorar
- Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico e suas famílias
- Técnico(s) especializado(s): Técnica de Serviço Social
- Enquadramento: com o objetivo de reduzir o insucesso e o absentismo escolar, promovendo o envolvimento parental no percurso escolar dos alunos bem como, uma relação família-escola mais próxima foram promovida mensalmente sessões online e divulgados folhetos e newsletters, nestas última foram ainda sugeridos livros, filme e atividades.
Programa de Tutorias: Tu consegues!
AE Campos de Melo, Covilhã | setembro de 2021
- Designação da medida: "PNPSE_Tutorias: TU CONSEGUES!"
- Destinatários: alunos e famílias
- Técnico(s) especializado(s): Assistente social
- Enquadramento: depois de analisada a realidade social dos alunos e efetuada a identificação dos problemas que prejudicam a assiduidade, comportamento e rendimento dos alunos, foi feito o acompanhamento, monitorização e supervisão dos alunos que frequentaram as Tutorias Autorregulatórias, tendo sido foi efetuada em articulação com os Encarregados de Educação de forma a promover nestes uma participação mais ativa na vida escolar dos seus educandos de modo a contribuir para a Promoção do Sucesso Escolar. As ações contaram com a intervenção de muitos parceiros da comunidade, nomedamente a segurança social, autarquia, proteção de menores, no sentido de minimizar problemas sociais que condicionam a promoção do sucesso escolar.