Artes, Expressões e Cultura

Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

A lenda da moura encantada

Escola Secundária Manuel Gargaleiro, Seixal | julho de 2022

  • Designação da medida: Educação pela Arte - um projeto de inclusão"
  • Destinatárioscomunidade escolar
  • Técnico especializadoTécnico de som
  • Enquadramento: atividade realizada em colaboração com a Biblioteca escolar- mês internacional das Bibliotecas escolares

José Saramago- fragmentos

Escola Secundária Manuel Gargaleiro, Seixal | julho de 2022

  • Designação da medida: Educação pela Arte - um projeto de inclusão"
  • Destinatários: comunidade escolar
  • Técnico especializado: Técnico de som
  • Enquadramento: atividade realiizada em colaboração com a Oficina de Expressão Dramática - apresentação da peça de teatro anual. 


A conversa da raposa

Escola Secundária Manuel Gargaleiro, Seixal| julho de 2022

  • Designação da medida: Educação pela arte - um projeto de inclusão
  • Destinatárioscomunidade escolar
  • Técnico especializadoTécnico de som
  • Enquadramento: atividade realizada em colaboração com a Bibioteca Escolar - mês  internacional das Bibiotecas escolares.


A menina do mar 

Escola Secundária Manuel Gargaleiro, Seixal| julho de 2022

  • Designação da medida: Educação pela arte - um projeto de inclusão
  • Destinatárioscomunidade escolar
  • Técnico especializadoTécnico de som
  • Enquadramento: atividade realizada em colaboração com a Bibioteca Escolar - mês  internacional das Bibiotecas escolares.

 


Clube de Teatro

AE São João da Pesqueira| julho de 2022

  • Designação da medida: Diário de escritas
  • Destinatáriosalunos do 2.º e 3.º ciclos
  • Técnico especializadoArtista residente/ Técnico de artes
  • Enquadramento: esta ação promove o desenvolvimento de laços afetivos com a escrita criativa, pessoal e sobre o mundo imaginário. Pretende-se que os alunos se conheçam pessoalmente e artisticamente e que, através do jogo da imaginação se estabeleçam outras ligações, outros conhecimentos e aprendizagens, tais como a afetividade, a empatia, o respeito pela relação consigo e com o outro, a confiança e a autoestima.

 

 

Há Percussão na Escola

AE de Matosinhos | setembro de 2021

  • Designação da medida: “É bom brincar...em Segurança"
  • Destinatáriosalunos do 2º ciclo do ensino básico
  • Técnico especializado: animador sociocultural
  • Enquadramento: o projeto piloto HÁ PERCUSSÃO NA ESCOLA (H.P.E) é uma iniciativa de caráter musical, recorre a instrumentos de percussão, construídos através de objetos em fim de vida, tais como: baldes; vassouras; caixas; garrafas; garrafões; latas; tampas; bidões e entre outros. Uma dose de imaginação, criatividade e muito engenho, fazem parte desta iniciativa, que pretende colocar à prova os níveis e a capacidade de transformação de objetos sem utilidade (fim de vida) em verdadeiros instrumentos musicais. O projeto, constituiu uma resposta concertada entre docentes e a equipa da EMI (Equipa de mediação integrada), face às necessidades de intervenção identificadas numa turma de 6º ano. Estas necessidades prenderam-se com a inclusão de todos/as os/as alunos/as na aprendizagem e com a participação plena de alunos/as na turma com medidas de suporte à aprendizagem à inclusão; com a superação de situações de absentismo e desmotivação pela realização escolar; de dificuldades ao nível das competências sociais e emocionais com repercussões no clima social do grupo-turma. Este projeto, pela sua vertente artística (música), está também representado em formato de curta (vídeo), numa parceria com o projeto Cinescolas.

     

 

Ler.Comunicar.Ser - Somos o que aprendemos

ES da Ramada, Odivelas | agosto de 2021

  • Designação da medida: “Ler.Comunicar.Ser - Somos o que aprendemos”
  • Destinatáriosalunos do 3º ciclos do ensino básico e docentes
  • Técnico especializadoArtista residente
  • Enquadramentoforam desenvolvidas, em articulação com os docentes, um conjunto alargado de atividades de carater interdisciplinar, relacionadas com a literacia da leitura , informação e comunicação através das artes performativas, com especial relevo parta a expressão dramática.

 

Aprender pela arte – a expressão dramática, a expressão do sucesso

AE de Vila Verde | agosto de 2021

  • Designação da medida: “Aprender pela Arte - do nosso passado para o nosso futuro”
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico
  • Técnico especializado: Técnica de teatro e expressão dramática
  • Enquadramentotendo como ponto de partida o recurso educativo “A Arca dos Contos”, constituída por um conjunto de cartas baseadas em personagens, espaços e objetos do universo dos contos tradicionais. A partir das cartas escolhidas por cada grupo, os alunos criaram diferentes histórias que foram, posteriormente, adaptadas para texto dramático a fim de ser representado por toda a turma. Através desta atividade, os alunos tiveram oportunidade de trabalhar em grupo, debater ideias, desenvolver a criatividade e representar diferentes papéis, tendo-se envolvido com entusiasmo e autonomia. Para os alunos do 6ºano encenou-se “Os Piratas”, de Manuel António Pina e no 5º ano “O Limpa-Palavras e Outros Poemas”, de Álvaro Magalhães. Durante este projeto, através do contacto com a linguagem teatral, os alunos tiveram oportunidade de encontrar novas formas de comunicação e expressão, de trabalhar em grupo, de debater ideias e de contactar, de forma lúdica e informal, com o texto dramático e poético.

 

Aprender pela Arte - do nosso passado para o nosso futuro

AE Ermesinde, Valongo | agosto de 2021

  • Designação da medida: “Aprender pela Arte - do nosso passado para o nosso futuro”
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico especializado: Artista residente
  • Enquadramentoo agrupamento em protocolo com a New Concept Band utilizou o conceito de Class Band - metodologia de ensino da música em conjunto praticado em formato de turma - utilizando instrumentos de sopro. Estes agrupamentos musicais são uma parte muito importante na cultura portuguesa, como as bandas de música e que para além da parte musical, cultiva o companheirismo, espírito de grupo e integração social. Neste projeto são abordadas diversas áreas: a consciência corporal, através de uma utilização correta da postura, bem como uma boa respiração e concentração. Perceção rítmica e auditiva, através de repetição e conceção de ritmos utilizando o corpo, bem como a entoação de sons. Prática instrumental, com uma postura consciente produzindo sons e aprofundando aspetos técnicos específicos em cada um dos instrumentos. Esta metodologia, pretende também intervir sobre os constrangimentos que dificultam as aprendizagens para melhorarem o desenvolvimento pessoal na apropriação das diferentes componentes curriculares.

Projeto ConfinARTE

AE Gabriel Pereira, Évora | julho de 2021

  • Designação da medida: Integração, uma plataforma para o sucesso escolar
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico especializado: Socióloga
  • Enquadramentodurante o confinamento, com o encerramento das escolas e a retoma das aulas no formato de ensino à distância, o espaço privilegiado de socialização entre os alunos – a escola, espaço físico – desapareceu. Como resposta, foi criado o Projeto ConfinARTE, uma plataforma de socialização online (no Teams) de partilha de conteúdos e de desenvolvimento de relações interpessoais. O grupo Teams do ConfinARTE teve, no total, 132 membros, 102 dos quais alunos – distribuídos entre o 1º e o 12º ano de escolaridade, entre os 5 e os 18 anos – e 30 professores / técnicos. Das atividades realizadas destacam-se as conversas por videoconferência sobre arte, música, literatura, cinema, cultura, etc.

 

Clube Anima e Expressa-te

AE Murça, Murça | agosto de 2021

  • Designação da medida: Estímulos à inteligência sócio emocional e envolvimento comunitário
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico especializadoAnimadora Sociocultural
  • Enquadramento: esta iniciativa desenvolvida semanalmente pela Animadora Sociocultural e a Artista Residente do Agrupamento, pretende promover atividades lúdicas que permitam estimular a inteligência socioemocional dos alunos, à volta de cinco pilares: Autoconhecimento Emocional; Controlo Emocional; Automotivação; Reconhecimento de emoções noutras pessoas e Habilidade em relacionamentos interpessoais, potenciando a arte e a cultura em cada atividade implementada. No âmbito do autoconhecimento e controlo emocional é aplicada a atividade: “O autocarro das emoções”, na qual se aprofunda nos alunos de todos os ciclos de ensino, a perceção e controlo das suas próprias emoções e dos que os rodeiam de maneira a se desenvolverem competências de aprendizagem socioemocional. As técnicas estimulam e coordenam estas atividades que abrangem para além de outras, a celebração das efemérides:1) Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi proposto e desenvolvido um debate pedagógico confrontando os alunos com situações de minorias; discriminação; desigualdades sociais entre outros; 2) Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto, a atividade consistiu na criação de uma curta metragem em que os alunos foram os protagonistas, recolheram, escreveram e fotografaram cartazes por eles criados com frases alusivas ao acontecimento; 3) Dia Mundial da Rádio, foi produzido um podcast pelos alunos sobre a importância e a evolução da rádio nos últimos anos; 4) Dia Mundial do Teatro, apresentação digital da peça inspirada no” Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente pelos alunos do 9º ano inseridos na disciplina de Expressão Dramática; 5) Dia da Liberdade- 25 de abril, criação de um vídeo interpretado pelos alunos, retratando as artes e a censura antes e depois do 25 de abril. À parte destas atividades, no clube foram desenvolvidas outras performances como: a recriação da lenda da porca de Murça; cobertura jornalística à semana da cor celebrada anualmente no Agrupamento e entrevista aos produtores da região. São também desenvolvidos: workshops de emoções workshops de danças tradicionais; workshops de canto; expressão corporal e de interpretação.

 

Corporalmente

AE Freixo, Ponte de Lima | julho de 2021

  • Designação da medida: Corporalmente
  • Destinatários: alunos do ensino básico e pais/ encarregados de educação
  • Técnico especializado: Psicóloga
  • Enquadramentoas atividades foram planeadas e programadas por uma equipa multidisciplinar, constituída pela técnica de teatro as psicólogas e professoras e as coordenadoras dos 1º, 2º e 3º ciclos, possibilitando assim o desenvolvimento de projetos/atividades junto dos alunos e articulando/envolvendo os professores titulares de turma, os conselhos de ano/turma, as famílias, os assistentes operacionais e elementos da comunidade local. Estas atividades tiveram como principais objetivos o desenvolvimento da Expressão Dramática e Artística como estímulo à inteligência emocional e desenvolvimento pessoal; o desenvolvimento de competências sócio emocionais nos alunos através da expressão artística; a oportunidade, nos diversos agentes educativos, de desenvolver competências/estratégias essenciais na promoção do bem-estar dos alunos; a promoção de competências/ estratégias de desenvolvimento e formação pessoal, junto dos pais/EE, pessoal docente e não docente.

 

Projeto Arte

AE Artur Gonçalves, Torres Novas | julho de 2021

  • Designação da medida: “Projeto Arte”
  • Destinatárioscrianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico
  • Técnico especializadoArtista residente
  • Enquadramentono âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi trabalhada a Sustentabilidade, contando com a intervenção da artista residente do agrupamento a propósito do Plano Nacional das Artes. Os alunos recolheram resíduos que encontraram na Natureza e transformaram-nos em instrumentos musicais. Trabalharam a autoestima através da representação, os direitos humanos e depois de selecionaram aqueles que consideraram mais importante fizeram estátuas vivas que registram em fotografia, fizeram ainda representações sobre a multiculturalidade e os direitos humanos.

 

Uma quase Estória de Amor

AE de Loulé, Loulé | julho de 2021

  • Designação da medida: “Aprender pela Arte”
  • Destinatárioscomunidade educativa
  • Técnico especializadoArtista residente
  • Enquadramentoenquadrada na medida "Aprender pela Arte" a artista residente Marta La Piedad desenvolveu a Curta- Metragem Animada em Stop Motion com o título "Uma Quase Estória de Amor" destinada a alunos, professores e encarregados de educação e versa a temática da Violência Doméstica/Namoro.

+ESCOLA +COMUNIDADE

AE Templários, Tomar | julho de 2021

  • Designação da medida: +ESCOLA +COMUNIDADE
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico especializado: Artista residente
  • Enquadramentoatravés das artes e do trabalho criativo coletivo, trabalhou-se no sentido de ligar e integrar as pessoas, recursos, iniciativas, processos e/ou ideias que técnicos, professores e alunos do Agrupamento estão a desenvolver, já desenvolveram ou teriam gosto em fazer nascer, dentro das várias disciplinas e departamentos ou fora deles. Com efeito, pretende-se dar corpo a projetos transdisciplinares cooperativos e inclusivos, que valorizem o processo, mas que não descurem a importância da qualidade dos produtos finais, tanto técnica e ética, como estética. Tudo isto numa perspetiva de “indisciplinar a Escola” e criar comunidade. Assente em princípios como a confiança, ,o compromisso, a valorização, a inclusão, coesão, ou a satisfação, entre outros foram feitos espectáculos, criações coletivas, ou "livros singulares" e destete modo aprofundando o desenvolvimento das competência inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

 

Artes, Expressões e Cultura

AE Campo Maior, Campo Maior | julho de 2021

  • Designação da medida: Artes, Expressões e Cultura
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico
  • Técnico especializado: Animador social e cultural
  • Enquadramento: no âmbito das artes, expressões e cultura foram desenvolvidas um conjunto de atividades como:
  1. “Roleta dos Contos” é uma atividade organizada pela Biblioteca Escolar que conta com uma roleta com sugestões de leitura e Kits com propostas de exploração das obras. É dirigida ao pré-escolar para ser utilizada de forma autónoma pelas educadoras;
  2. "Arte e Velocidades" - Expressão : dinâmica criativa de pintura;
  3. Visualização da curta-metragem Piper, promovida pelo PNC (Plano Nacional de Cinema). Breve conversa com as crianças acerca dos valores transmitidos na curta-metragem;
  4.  “Encontro de obras de arte” análise das técnicas, conceitos e intenções;
  5. "O que resta é Arte" foram visionados alguns filmes relacionados com a poluição da Terra e dos Oceanos, motivando a elaboração de uma instalação composta por painéis individuais que os alunos montaram com material reciclável/desperdícios; -
  6. "Questionário Visual" A atividade consistiu em ir as salas e propor aos alunos que fizessem o autorretrato para perceber como eles próprios se viam quando confrontados com a atividade.

 

 

Projeto Cultural do Agrupamento

AE Francisco Fernandes Lopes, Olhão | julho de 2021

  • Designação da medida: Projeto Cultural do Agrupamento
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico especializado: Animador sócio-cultural
  • Enquadramento  garantir a assiduidade, a qualidade e o sucesso das aprendizagens dos alunos é o objetivo da medida REDES (Rede Educativa de Envolvimento Social). O núcleo educativo saiu da escola e com a mediadora estão em contacto direto e frequente com as famílias, no bairro, na casa de cada um, proporcionando uma relação de maior de confiança e cumplicidade entre os pais e a escola. A mediadora apoia as famílias e os alunos com dificuldades de acesso ao sistema online, bem como os que estão presencialmente na escola, articulando com a família e diretores de turma, a evolução e a adesão dos alunos no ensino a distância. Esta estratégia tem feito com que os alunos venham regularmente à escola, assistindo às aulas online, de forma motivada fazendo as tarefas propostas pelos professores, ganhando competências digitais que de outra forma não conseguiam obter. A articulação com o Município de Peniche, nomeadamente na área social, também tem sido importante na resolução de situações de alunos identificados para beneficiar de apoios específicos. Esta e outras dinâmicas que a Escola está a implementar fazem com que não haja abandono escolar.

 

"A Farsa do Amor" e "O Corvo"

AE Manuel Cargaleiro, Seixal | julho de 2021

  • Designação da medida: Educação pela Arte - um projeto de inclusão
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico especializado: Animador sócio-cultural
  • Enquadramento inscritos na educação pela arte e assumidos como um projetos de inclusão desenvolveram-se: 1) "A Farsa do Amor" é uma adaptação aos nossos dias da "Farsa de Inês Pereira" de Gil Vicente, com apresentação pública no Cinema São Vicente - Seixal a toda a comunidade escolar, famílias e público em geral e 2) Com "O Corvo" fez-se uma leitura expressiva do conto "O Conto" de Edgar Allan Poe - produção, edição e sonoplastia.

Projeto ALMA - Arquivo e literacia de multimédia e arte

AE  Santiago do Cacém | julho de 2021

  • Designação da medida: Projeto Vis’Arte/Se-Meio
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico especializado: Artista residente
  • Enquadramento: o projeto ALMA assume-se inclusivo, envolve toda a comunidade escolar dos vários níveis de ensino e integra os saberes das diferentes disciplinas curriculares. A sua vertente digital adapta-se às condicionantes atuais e integra múltiplas funções, desde a divulgação e partilha de trabalhos executados por alunos ao apoio dos docentes e à participação dos pais. O ALMA contou com a participação de escritores, ilustradores, para a criação de histórias com base no conhecimento real de algumas famílias. A declamação, a música, as mensagens de natal, as entrevistas, as exposições de trabalhos dos alunos, as visitas guiadas, ou a leitura de contos são alguns exemplos ilustrados no vídeo. 

Projeto Cultural de Escola

AE Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha | março de 2021

  • Designação da medida: "A Arte Ajuda"
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário
  • Técnico especializado: Artista residente
  • Enquadramento: a partir das diretrizes apontadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória a residência artística, por meio de práticas e exercícios de representação teatral em sala de aula acompanha algumas disciplinas e projetos que pretendem utilizar o teatro e as “artes da cena” como ferramenta de valorização de conteúdos e aperfeiçoamento de capacidades pedagógicas. Através de técnicas teatrais, o trabalho artístico procura colaborar para desenvolver, junto com o professor, estratégias de ensino e potenciar a aprendizagem de conteúdos. Para isto, são aplicados exercícios de consciência corporal/espacial, concentração individual e coletiva e jogos de criação baseados em temas e conteúdos escolares. Do mesmo são desenvolvidas atividades de aperfeiçoamento das competências de comunicação como expressão oral, formação e organização do discurso e apresentação de trabalhos individuais/grupo. 

 

Aprender pela Arte - do nosso passado para o futuro

AE Ermesinde, Valongo | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: Aprender pela Arte
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnico especializado: Músico (professor)
  • Enquadramento: esta atividade tem como parceiro a New Concept Music e visa o desenvolvimentos da consciência corporal no âmbito da respiração e concentração, trabalha exercício de posição rítmica e auditiva, ao mesmo tempo que ensina práticas instrumentais através da produção de sons e do aprofundamento técnico conforme ilustrado no vídeo. 

Portfólio PNPSE

AE de Ínfias, Vizela | fevereiro de 2021

  • Designação da medida: "Estímulo à inteligência socioemocional e desenvolvimento pessoal" e "Tea, Art & Celebrity"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga, Socióloga e Artista residente
  • Enquadramento: permanente interligação e trabalho conjunto das duas medidas do Agrupamento de Escolas. Medidas "Estímulo à inteligência socio emocional e desenvolvimento pessoal" e "Tea, Art & Celebrity" têm um grande enfoque nas artes como atividades integradoras. Desenvolvimento de ações/atividades variadas focadas no individuo e no grupo, estimulando situações que impliquem dinâmicas da turma, reflexão tendo em vista a consensualização de necessidades/ regras transmitidas trabalhadas em diferentes sessões posteriores. Estímulação da confiança pessoal, de respeito e valorização do outro para melhorar o ambiente escolar.

Artes e Cultura - oportunidades adicionais dos jovens brilharem

AE Santa Bárbara, Fânzeres | fevereiro de 2021

  • Designação das medidas: "A Escola é o meu palco"
  • Destinatários: alunos do 1º ciclo do ensino básico
  • Técnicos especializados: animador sócio-cultural
  • Enquadramento: nesta atividade desenvolve-se a imaginação, a criatividade e desperta-se a vontade de explorar outras técnicas teatrais e o gosto pelas artes de palco. Esta medida promove hábitos e gosto pela leitura. Depois da história ser lida "Chibos e Sabichões" os alunos fizeram a sua dramatização explorando novas técnicas.

 

TERTeatro na Escola – um instrumento de aprendizagem e integrador de outras artes 

AE Rates, Póvoa de Varzim| fevereiro de 2021

  • Designação da medida: TERTeatro na Escola – um instrumento de aprendizagem e integrador de outras artes
  • Destinatários: alunos da educação pré-escolar e do ensino básico
  • Técnico especializado: Artista residente
  • Enquadramento:   a representação teatral é usada para trabalhar temas na área da cidadania “Conhecer, respeitar e celebrar os Direitos Humanos” e “Ser, Ser Humano” onde se abordaram temas como a pobreza e a exclusão social. No dia internacional da pessoa com deficiência os alunos do Centro de Aprendizagem sensibilizaram a comunidade para as questões da diferença com um poema intitulado “SER DIFERENTE” da sua autoria. Sobre a liberdade de expressão trabalharam o tema da “Escravatura” e da exploração do ser humanos em contexto de laboral. Com a peça “Rodolfo, a rena do nariz vermelho” trabalhou-se a discriminação mas também a magia do mundo mágico e do encanto do Natal de que o Rodolfo faz a diferença.

 

Artes e Cultura - oportunidades adicionais dos jovens brilharem

AE D. Afonso Henriques, Santo Tirso | novembro de 2020 a fevereiro de 2021

  • Designação das medidas: "Artes e Cultura" e "Interromper ciclos de exclusão"
  • Destinatários: alunos do ensino básico e secundário
  • Técnicos especializados: animador sócio-cultural e técnico de Artes e Cinema
  • Enquadramento: esta medida visa o desenvolvimento de competências na área das diferentes literacias, assim como da vertente criativa e artística, nomeadamente no âmbito dos media e do seu uso responsável.

 

Academia de Artesanato 

AE Vale de Ovil, Baião| dezembro de 2020

  • Designação da medida: Academia de Artesanato
  • Destinatários: alunos do 3º ciclo do ensino básico
  • Técnico especializado: Artista residente
  • Enquadramento: esta medida valoriza o artesanato tradicional "Bengalas de Gestaçô", faz a ligação da escola à região através da promoção do seu património cultural e identitário no contexto de aprendizagens não formais com a execução destas bengalas, cruzando saberes tradicionais com áreas do currículo.