Envolvimento comunitário

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

Comemoração de dias temáticos

AE Prof. António Natividade, Mesão Frio | março de 2021

  • Designação da medida: "E tudo aqui tão perto, em Mesão Frio!"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Animador Sóciocultural
  • Enquadramento: Com base numa lista de dias temáticos, o conselho de ano/turma seleciona eventos a comemorar pelo grupo/ turma. A realização das atividades envolve os alunos do pré-escolar até ao 12.º ano, as respetivas famílias e todas as áreas disciplinares. A animadora sócio-cultural estimula e coordena estas atividades que entre outras, abrangem a comemoração do dia da Paz e da Não Violência, do Riso, do Obrigado, da Pessoa com Deficiência, da Matemática, da Mulher. A título de exemplo: i) o dia da Ciência foi comemorado, entre outras atividades, com a construção em 3D de modelos recorrendo ao Geogebra e pela apresentação do trabalho “Eleições na minha terra” no qual os alunos de MAC, com base nos votos obtidos em cada concelho do distrito de Vila Real, nas últimas eleições autárquicas de 2017, utilizaram o método de Hondt para distribuir os mandatos dos eleitos em cada concelho; ii) o dia mundial da Rádio foi assinalado, entre outros trabalhos, pela criação de uma rubrica radiofónica sobre “As músicas mais ouvidas em 2008”, ano de nascimento dos alunos da turma e uma rúbrica que descreveu os “Inícios da rádio em Portugal”. Momentos festivos como o natal e o carnaval foram também assinalados com realizações diversificadas de alunos numa perspetiva de trabalho interdisciplinar. Assinale-se o envolvimento das famílias em muitas destas ações, como por exemplo no desafio de comemoração das “Janeiras” no qual os alunos fizeram recolha de histórias, canções e poemas relacionados com a temática e os apresentam em pequenos vídeos onde também participam os pais, avós e irmãos. Foi criada uma página do facebook (ver aqui) especialmente para divulgar esta medida do PDPSC que com inserção regular de posts apresenta os variados produtos a toda a comunidade.

De mãos dadas pelo sucesso

AE de Paredes, Paredes | março de 2021

  • Designação da medida: "Sarilhos do amarelo - treino e controlo de estratégias de autorregulação"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico 
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: Na medida “Conversas em casa inspiradas na escola” do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, estava previsto a elaboração de guiões de atividades com os temas: “Quem sou eu?”, “A Minha Família”, “A Minha Escola” e “O Meu Concelho/A Minha Freguesia” com a colaboração de todos os docentes do Centro Escolar de Bitarães; aplicação dos guiões a todas as crianças da escola, pré-escolar e 1.º ciclo, que promovesse conversas em cada casa, com o objetivo de aumentar interações entre os alunos, assim como com os professores, a família e outros membros da comunidade; implementação de um canal de comunicação, onde os pais poderiam contactar com as suas dúvidas e questões acerca das atividades do guião; e, por último, tertúlias para pais, ou seja, o desenvolvimento de um espaço onde os pais tivessem a oportunidade de partilhar dúvidas e/ou problemas associados à realização dos guiões e envolvimento parental.

 

"Família presente, Escola mais eficaz e eficiente" e "Educação emocional e desenvolvimento pessoal e social"

AE de Vila Nova de Poiares | março de 2021

  • Designação da medida: "Família presente, Escola mais eficaz e eficiente" e "Mudança de ciclo e o sucesso escolar"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora social
  • Enquadramento: com o objetivo de desenvolver competências parentais e psicossociais realizam-se sessões de proximidade onde são tratados questões como a supervisão, segurança afetiva, regras e limites, consequências e recompensas, atenção positiva, responsabilização e autonomização, proteção da criança/jovem face aos conflitos existentes na família e a importância da escola. De acordo com a prioridade da intervenção em cada família, as sessões têm uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, e são monitorizadas regularmente.

Dar para Mimar

AE Lousada Oeste, Lousada | março de 2021

  • Designação da medida: "Escola e Família em comunidade"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico 
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: esta é uma atividade de sensibilização e incremento do espirito de solidariedade e humanização tendo como principais intervenientes os alunos e as respetivas famílias, procurando um maior enlace entre a escola, família e comunidade. Constatada a pertinência da doação de brinquedos, livros e jogos didáticos a famílias carenciadas sinalizadas pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) foi elaborado o regulamento. Os alunos, e em particular os alunos da educação inclusiva, dedicaram-se com entusiasmo a este projeto tendo distribuído convites por toda a comunidade escolar e publicitado na página do agrupamento, bem como nas redes sociais das diversas escolas básicas, seguindo-se a recolha, seleção e distribuição dos bens. A participação massiva excedeu as expectativas pelo que também foi possível distribuir os bens doados a instituições locais que apoiam crianças e jovens na comunidade.

REDES- Rede Educativa de Envolvimento Social

AE D. Luís de Ataíde, Peniche | março de 2021

  • Designação da medida: "REDES (Rede Educativa de Envolvimento Social)"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico 
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: garantir a assiduidade, a qualidade e o sucesso das aprendizagens dos alunos é o objetivo da medida REDES (Rede Educativa de Envolvimento Social). O núcleo educativo saiu da escola e com a mediadora estão em contacto direto e frequente com as famílias, no bairro, na casa de cada um, proporcionando uma relação de maior de confiança e cumplicidade entre os pais e a escola. A mediadora apoia as famílias e os alunos com dificuldades de acesso ao sistema online, bem como os que estão presencialmente na escola, articulando com a família e diretores de turma, a evolução e a adesão dos alunos no ensino a distância. Esta estratégia tem feito com que os alunos venham regularmente à escola, assistindo às aulas online, de forma motivada fazendo as tarefas propostas pelos professores, ganhando competências digitais que de outra forma não conseguiam obter. A articulação com o Município de Peniche, nomeadamente na área social, também tem sido importante na resolução de situações de alunos identificados para beneficiar de apoios específicos. Esta e outras dinâmicas que a Escola está a implementar fazem com que não haja abandono escolar.