Envolvimento comunitário/ Multiculturalidade e cidadania

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

Guião de acolhimento para alunos estrangeiros

AE Esgueira

  • Designação da medida: "Ajuda-me a pertencer"
  • Destinatários: alunos migrantes
  • Técnico(s) especializado(s): Assistente social 
  • Enquadramento: A medida insere-se no âmbito da multiculturalidadde e à cidadania. Visa a operacionalização do fluxo de matricula de alunos estrangeiros e o acolhimento dos alunos migrantes. 
  • Guião de acolhimento

Histórias pela Paz 

AE Infante D. Pedro, Penela | julho de 2022

  • Designação da medida: "Gabinete de mediação"
  • Destinatários: Crianças do pré-escolar e alunos do 1.ºciclo 
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador
  • Enquadramento: O Projeto “Histórias pela Paz”, iniciado no ano letivo 2020/2021, teve a sua continuidade em 2021/2022, traduzindo-se num trabalho de articulação entre Biblioteca Escolar e Gabinete de Mediação Escolar (no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário), em colaboração com os departamentos de pré-escolar e de 1.º ciclo. Este Projeto teve, simultaneamente, o objetivo de promover a leitura e de fomentar a participação e o desenvolvimento emocional das crianças da educação pré-escolar e dos alunos de 1.º ciclo. Ao longo do ano, foram cuidadosamente selecionadas e contadas histórias em todos os grupos de pré-escolar e em todas as turmas de 1.º ciclo do Agrupamento, nos três Centros Escolares. Depois da leitura das histórias, foram dinamizadas atividades e promovidos debates/momentos de reflexão sobre as mensagens que as mesmas veiculavam. Este Projeto teve por base uma seleção criteriosa de Histórias pela Paz, ou seja, obras que promovem a reflexão sobre temas como tolerância, respeito, solidariedade, amizade, inclusão, cooperação, prevenção do bullying, e, sempre, de cariz literário.

Atividade Intercultural "De braços abertos..." 

AE de Peniche | julho de 2022

  • Designação da medida: "Envolvimento comunitário"
  • Destinatários: alunos do 1.º e 2º ano de escolaridade e famílias 
  • Técnico(s) especializado(s): Animador sociocultural
  • Enquadramento: atividade dinamizada em articulação com a biblioteca escolar, com a participação dos alunos do 1.º e 2.º ano de uma turma do agrupamento composta por oito nacionalidades diferentes (incluindo a portuguesa), valorizando a diversidade como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento de uma cidadania ativa. Foi elaborado um livro digital, que respeitou as escolhas dos alunos nas pesquisas realizadas, com o apoio das respetivas famílias. Posteriormente foi realizada uma sessão de apresentação do livro às famílias dos alunos, seguida de um lanche partilhado, com representação gastronómica dos diversos países participantes. A atividade procurou promover, através de diferentes momentos, a integração das crianças e o respeito pela diferença, bem como criar um sentido de pertença e de aproximação entre as famílias. Esta atividade contou com o apoio do CLAIM – Centro Local de Apoio ao Migrante do Município de Peniche.

Torneio Intergeracional de jogos tradicionais

AE de Peniche | julho de 2022

  • Designação da medida: "Envolvimento comunitário"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar, alunos do 1.º ciclo e famílias 
  • Técnico(s) especializado(s): Animador sociocultural
  • Enquadramento: Atividade integrada no Plano Nacional das Artes do agrupamento, dinamizada em articulação com os professores do 1.º ciclo e educadora do pré-escolar do Agrupamento. Com o objetivo de promover uma troca de experiências e saberes entre diferentes gerações, foram convidados a participar os alunos do pré-escolar, 1.o ciclo e respetivas famílias. Foi criado um circuito com 12 jogos, que as turmas foram percorrendo e experimentando, juntamente com os familiares, que foram transmitindo os seus conhecimentos. A atividade contou com a presença de uma equipa de reportagem da RTP, para posterior transmissão televisiva.


Todos juntos por um planeta melhor

AE de Murça | julho de 2022

  • Designação da medida: "Estímulos à inteligência socioemocional e envolvimento comunitário"
  • Destinatários: Alunos do ensino obrigatório
  • Técnico(s) especializado(s): Animador sóciocultural
  • Enquadramento: através de uma metodologia não formal, foi aceite o desafio de participar no concurso: "Todos Juntos" da Resinorte. Neste sentido foi produzida uma curta metragem pelos alunos do Agrupamento, sobre o tema: a importância da reciclagem. Seguindo a sua rotina habitua, o avô vai buscar o seu neto à escola, porém depara-se com um cenário que ele próprio não entende. Como vozes de fundo, do seu neto e dos seus colegas ouvem-se palavras como: reciclar, reutilizar e reduzir. Com estranheza este idoso apela aos jovens a explicação desta temática.

Bem-Vindos à Escola!

AE do Fundão | maio de 2022

  • Designação da medida: "Eu e o Mundo - Multiculturalidade"
  • Destinatários: alunos migrantes, famílias e alunos mentores
  • Técnico(s) especializado(s): Assistente social 
  • Enquadramento: É um Programa de Integração de alunos migrantes, recém chegados ao agrupamento. Surgiu com o objetivo de contribuir para a construção de níveis superiores de integração dos alunos, assente no trabalho conjunto e devidamente articulado entre todos, tendo em vista uma mudança social e promovendo um salto qualitativo e eficaz nas políticas de acolhimento e integração de migrantes na Educação e no Fundão. Tem 3 atividades principais: 1. Sessões de Sensibilização ao acolhimento em turma; 2. Atividades em grupo, com uma periodicidade quinzenal; 3. acompanhamento social individualizado. 


Desenvolver afetos: Construir pontes e estreitar laços na interculturalidade

AE de Alvaiázere | março de 2021

  • Designação da medida: "Desenvolver afetos: Construir pontes e estreitar laços na Interculturalidade"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico 
  • Técnico(s) especializado(s): Psicóloga
  • Enquadramento: com base nas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória pretende-se incluir e integrar socialmente as crianças e as famílias de imigrantes, estimular a relação escola famílias imigrantes e, ao mesmo tempo melhorar as competências da língua portuguesa. Foram dinamizados grupos de apoio a alunos de Português Língua Não Materna. Com base no livro Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares têm sido trabalhados temas como as cores, os números, a leitura, a escrita e as várias competências sociais: cooperação/empatia/afetividade/solidariedade. Foi criada uma caixa misteriosa que motivou interesse por parte das crianças, na descoberta da atividade de cada sessão. Para estimular a comunicação e a aproximação entre a escola e pais/encarregados de educação realizam-se reuniões onde se partilham as dificuldades do Ensino a Distância. A técnicas também fazem o acompanhamento do impacto individual da pandemia nas crianças e paralelamente dão algum suporte às famílias.

 


Parentalidade Positiva e Interculturalidade

AE Dr. Júlio Martins, Chaves | março de 2021

  • Designação da medida: "Parentalidade Positiva e Interculturalidade"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico e secundário
  • Técnico(s) especializado(s): Mediador
  • Enquadramento: No âmbito da medida do PDPSC "Parentalidade Positiva e Interculturalidade" foi criado um canal no youtube para estreitar os laços entre toda a comunidade educativa, consolidando um relação positiva entre os seus membros, com reflexos na valorização da Escola e nos comportamentos e atitudes dos alunos no seu percurso escolar.
    Desde novembro que semanalmente se regista o contributo de elementos da comunidade educativa com os seguintes objetivos:
    - Fomentar a relação escola-família-comunidade, visando a melhoria da ação educativa;
    - Criar espaços onde as famílias possam partilhar experiências e aprender uns com os outros, valorizando a interculturalidade;
    - Valorizar as expressões artísticas e culturais na promoção do sucesso;
    - Promover o desenvolvimento das famílias, através de ações de formação;
    - Ações de capacitação dirigidas a pais/EE oriundos de outras nacionalidades nom domínio do Português enquanto língua não materna.
     

 

SPO@Distância

AE Rainha Santa Isabel, Leiria | março de 2021

  • Designação da medida: Envolvimento Familiar - "Pais + Presentes"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Psicólogos
  • Enquadramento: no período de confinamento, as psicólogas desenvolveram por via digital um conjunto de ações de caráter preventivo e de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, em particular, Alunos, Pais e Professores, através de dois níveis de atuação: direta e indireta.
    Foram realizadas sessões semanais via zoom, com todas as turmas do 4º, 5º 4 e 6º anos, com o intuito de potenciar a adoção de estratégias, hábitos e métodos de estudo facilitadores das aprendizagens escolares e promover o desenvolvimento socio emocional dos alunos. Para manter a comunicação com os vários elementos da comunidade escolar (do pré-escolar ao 12ºano), e otimizando as funcionalidades da Classroom, foram criadas várias turmas nesta plataforma, onde se disponibilizaram diversos recursos (vídeos, guias, jogos e atividades lúdicas), para alunos, pais/encarregados de educação e professores/educadores, criando um espaço facilitador de partilha, aconselhamento e consultadoria.
    Estas ações têm por finalidade o desenvolvimento de estratégias de parentalidade positiva, a estimulação de competências socioemocionais, a partilha de boas práticas ao nível do ensino a distância, a adoção de métodos de estudo e a promoção da saúde psicológica da comunidade escolar.

Comemoração de dias temáticos

AE Prof. António Natividade, Mesão Frio | março de 2021

  • Designação da medida: "E tudo aqui tão perto, em Mesão Frio!"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Animador Sóciocultural
  • Enquadramento: Com base numa lista de dias temáticos, o conselho de ano/turma seleciona eventos a comemorar pelo grupo/ turma. A realização das atividades envolve os alunos do pré-escolar até ao 12.º ano, as respetivas famílias e todas as áreas disciplinares. A animadora sócio-cultural estimula e coordena estas atividades que entre outras, abrangem a comemoração do dia da Paz e da Não Violência, do Riso, do Obrigado, da Pessoa com Deficiência, da Matemática, da Mulher. A título de exemplo: i) o dia da Ciência foi comemorado, entre outras atividades, com a construção em 3D de modelos recorrendo ao Geogebra e pela apresentação do trabalho “Eleições na minha terra” no qual os alunos de MAC, com base nos votos obtidos em cada concelho do distrito de Vila Real, nas últimas eleições autárquicas de 2017, utilizaram o método de Hondt para distribuir os mandatos dos eleitos em cada concelho; ii) o dia mundial da Rádio foi assinalado, entre outros trabalhos, pela criação de uma rubrica radiofónica sobre “As músicas mais ouvidas em 2008”, ano de nascimento dos alunos da turma e uma rúbrica que descreveu os “Inícios da rádio em Portugal”. Momentos festivos como o natal e o carnaval foram também assinalados com realizações diversificadas de alunos numa perspetiva de trabalho interdisciplinar. Assinale-se o envolvimento das famílias em muitas destas ações, como por exemplo no desafio de comemoração das “Janeiras” no qual os alunos fizeram recolha de histórias, canções e poemas relacionados com a temática e os apresentam em pequenos vídeos onde também participam os pais, avós e irmãos. Foi criada uma página do facebook (ver aqui) especialmente para divulgar esta medida do PDPSC que com inserção regular de posts apresenta os variados produtos a toda a comunidade.

De mãos dadas pelo sucesso

AE de Paredes, Paredes | março de 2021

  • Designação da medida: "Sarilhos do amarelo - treino e controlo de estratégias de autorregulação"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico 
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: Na medida “Conversas em casa inspiradas na escola” do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, estava previsto a elaboração de guiões de atividades com os temas: “Quem sou eu?”, “A Minha Família”, “A Minha Escola” e “O Meu Concelho/A Minha Freguesia” com a colaboração de todos os docentes do Centro Escolar de Bitarães; aplicação dos guiões a todas as crianças da escola, pré-escolar e 1.º ciclo, que promovesse conversas em cada casa, com o objetivo de aumentar interações entre os alunos, assim como com os professores, a família e outros membros da comunidade; implementação de um canal de comunicação, onde os pais poderiam contactar com as suas dúvidas e questões acerca das atividades do guião; e, por último, tertúlias para pais, ou seja, o desenvolvimento de um espaço onde os pais tivessem a oportunidade de partilhar dúvidas e/ou problemas associados à realização dos guiões e envolvimento parental.

 

"Família presente, Escola mais eficaz e eficiente" e "Educação emocional e desenvolvimento pessoal e social"

AE de Vila Nova de Poiares | março de 2021

  • Designação da medida: "Família presente, Escola mais eficaz e eficiente" e "Mudança de ciclo e o sucesso escolar"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Educadora social
  • Enquadramento: com o objetivo de desenvolver competências parentais e psicossociais realizam-se sessões de proximidade onde são tratados questões como a supervisão, segurança afetiva, regras e limites, consequências e recompensas, atenção positiva, responsabilização e autonomização, proteção da criança/jovem face aos conflitos existentes na família e a importância da escola. De acordo com a prioridade da intervenção em cada família, as sessões têm uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, e são monitorizadas regularmente.

Dar para Mimar

AE Lousada Oeste, Lousada | março de 2021

  • Designação da medida: "Escola e Família em comunidade"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico 
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: esta é uma atividade de sensibilização e incremento do espirito de solidariedade e humanização tendo como principais intervenientes os alunos e as respetivas famílias, procurando um maior enlace entre a escola, família e comunidade. Constatada a pertinência da doação de brinquedos, livros e jogos didáticos a famílias carenciadas sinalizadas pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) foi elaborado o regulamento. Os alunos, e em particular os alunos da educação inclusiva, dedicaram-se com entusiasmo a este projeto tendo distribuído convites por toda a comunidade escolar e publicitado na página do agrupamento, bem como nas redes sociais das diversas escolas básicas, seguindo-se a recolha, seleção e distribuição dos bens. A participação massiva excedeu as expectativas pelo que também foi possível distribuir os bens doados a instituições locais que apoiam crianças e jovens na comunidade.

REDES- Rede Educativa de Envolvimento Social

AE D. Luís de Ataíde, Peniche | março de 2021

  • Designação da medida: "REDES (Rede Educativa de Envolvimento Social)"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico 
  • Técnico(s) especializado(s): Educador social
  • Enquadramento: garantir a assiduidade, a qualidade e o sucesso das aprendizagens dos alunos é o objetivo da medida REDES (Rede Educativa de Envolvimento Social). O núcleo educativo saiu da escola e com a mediadora estão em contacto direto e frequente com as famílias, no bairro, na casa de cada um, proporcionando uma relação de maior de confiança e cumplicidade entre os pais e a escola. A mediadora apoia as famílias e os alunos com dificuldades de acesso ao sistema online, bem como os que estão presencialmente na escola, articulando com a família e diretores de turma, a evolução e a adesão dos alunos no ensino a distância. Esta estratégia tem feito com que os alunos venham regularmente à escola, assistindo às aulas online, de forma motivada fazendo as tarefas propostas pelos professores, ganhando competências digitais que de outra forma não conseguiam obter. A articulação com o Município de Peniche, nomeadamente na área social, também tem sido importante na resolução de situações de alunos identificados para beneficiar de apoios específicos. Esta e outras dinâmicas que a Escola está a implementar fazem com que não haja abandono escolar.

Torneio Intergeracional de jogos tradicionais

AE de Peniche | julho de 2022

  • Designação da medida: "Envolvimento comunitário"
  • Destinatários: crianças da educação pré-escolar, alunos do 1.º ciclo e famílias 
  • Técnico(s) especializado(s): Animador sociocultural
  • Enquadramento: Atividade i

 

Atividade dinamizada em articulação com a biblioteca escolar, com a participação dos alunos do 1.º e 2.º ano de uma turma do agrupamento composta por oito nacionalidades diferentes (incluindo a portuguesa), valorizando a diversidade como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento de uma cidadania ativa. Foi elaborado um livro digital, que respeitou as escolhas dos alunos nas pesquisas realizadas, com o apoio das respetivas famílias. Posteriormente foi realizada uma sessão de apresentação do livro às famílias dos alunos, seguida de um lanche partilhado, com representação gastronómica dos diversos países participantes. A atividade procurou promover, através de diferentes momentos, a integração das crianças e o respeito pela diferença, bem como criar um sentido de pertença e de aproximação entre as famílias. Esta atividade contou com o apoio do CLAIM – Centro Local de Apoio ao Migrante do Município de Peniche.


Cabaz de natal 

AE Arqueólogo Mário Cardoso, Guimarães | julho de 2022

  • Designação da medida: "Serviço social"
  • Destinatários: comunidade educativa
  • Técnico(s) especializado(s): Assistente social 
  • Enquadramento: Com o objetivo de minimizar a pobreza e exclusão social através do apoio alimentar, pretende diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração dos agregados familiares mais frágeis, desenvolvendo assim uma proximidade com as pessoas envolvidas.