Parceria entre o Politécnico do Porto, a Câmara do Porto e o Ministério de Educação
Breve enquadramento:
O CiiL promove competências pré-leitoras e competências leitoras alicerce, num registo de intervenção sistemática, revestido de componente lúdica. Na EPE ocorrem duas sessões de 45 minutos por semana, dinamizadas pelo técnico CiiL em colaboração com o educador de infância, em contexto de sala aula. No 1.º CEB a intervenção tem periodicidade diária dinamizada pelo técnico CiiL fora da sala de aula: uma sessão de grupo (máximo 5 crianças) com duração de 45 minutos e quatro sessões com duração de 15 minutos em contexto virtual, através do Software Eu Leio (Parceria Instituto Politécnico do Porto - Porto Editora). A intervenção decorre entre novembro e maio, e os seus resultados são monitorizados através de uma avaliação inicial, entre setembro e outubro, e uma avaliação final entre maio e junho. Os resultados destas avaliações são apresentados aos educadores e professores, em reuniões no início e no final do ano letivo.
Objetivo:
- Promover precocemente o sucesso na aprendizagem da leitura.
Destinatários:
- Alunos dos 5 anos do Ensino Pré-Escolar e do 1º e 2º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Publicações:
- Escolas e Comunidades tecendo Políticas Educativas com base em Evidências - Relatório 2016-2018 | Julho 2019 (p. )
Ligações web: