Dina Maria Loff, Ema Maia, José Martins e Ricardo Pinto (Coordenador)
Ficha de Projeto Hypatiamat de PNPSE
Breve enquadramento:
O Projeto Hypatiamat nasceu em 2009 como resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, quanto ao desempenho escolar na Matemática.Tendo em conta a evolução em espiral da aprendizagem Matemática, o Projeto foca, com particular atenção, as competências e saberes a construir desde os primeiros anos, num propósito de excelência e desenvolvimento do sucesso escolar em Matemática, desde o 1.º ao 9.º anos.
A par com uma plataforma online onde estão disponíveis aplicações para dispositivos móveis (incluindo jogos) que contemplam os temas e as competências transversais presentes no currículo do Ensino Básico (EB), são disponibilizados outros recursos (guiões, vídeos e pdfs) para utilização em contexto concreto na sala de aula ou para orientação metodológica dirigida a professores e encarregados de educação. O Hypatiamat propõe-se munir os professores de ferramentas que lhes possibilitem incorporar, nas suas práticas diárias, uma grande diversidade de materiais e abordagens, permitindo-lhes metodologias não só em contexto tecnológico, mas também concreto.
Objetivos:
- Contribuir para despertar, junto dos alunos dos vários graus de ensino, o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza.
- Promover a qualidade do ensino/aprendizagem da Matemática mediante a utilização e integração das novas tecnologias em sala de aula, através dos recursos disponíveis na plataforma, capitalizando-se, assim, a familiaridade e o gosto dos alunos por ambientes mais tecnológicos.
- Desenvolver trabalho pedagógico junto dos professores, Escolas/Agrupamentos de Escolas e outras organizações e comunidades educativas que promovam a melhoria da qualidade do conhecimento matemático.
- Munir os professores de uma ampla variedade de recursos, digitais ou não (apps e jogos sérios, vídeos, tarefas de apoio e jogos em pdf, …), que depois de serem por eles analisados e explorados, possam ser aplicados, na sala de aula e fora dela, com vista à promoção do desenvolvimento das competências dos alunos na Matemática.
- Implicar e capacitar os professores para articularem, com autonomia, na sala de aula, os diferentes tipos de recursos pedagógicos disponíveis na plataforma, no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, para envolverem mais ativamente os alunos.
- Fomentar a utilização de jogos sérios da Plataforma Hypatiamat, orientados para a promoção de competências lógico-matemáticas e para o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente na resolução de problemas, memória, atenção, sabendo-se que a promoção de competências transversais através de jogos sérios é um apoio fundamental para a melhoria das aprendizagens de conteúdos específicos.
- Apoiar, organizar e dinamizar, sempre que possível, jornadas de cálculo mental para alunos dos diferentes níveis de ensino.
- Analisar a eficácia da utilização do Projeto a nível da implicação dos participantes no processo de ensino/aprendizagem e no rendimento escolar dos alunos na disciplina de Matemática.
Destinatários:
- Alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade
Publicações:
- Artefactos digitais, aprendizagens e conhecimento didático |dezembro 2022
- Melhorar aprendizagens em Matemática pelo uso intencional de recursos digitais | Julho 2020 (p.)
- Escolas e Comunidades tecendo Políticas Educativas com base em Evidências - Relatório 2016-2018 | Julho 2019 (p.)
Ligações web:
- Website da Associação Hypatiamat
- Newsletter da Associação Hypatiamat
- Plataforma Hypatiamat